É viável ter parcerias com profissionais de outras áreas de atuação?

É importante para profissionais prestadores de serviços… Seja ele eletricista, seja ele qualquer outro tipo de profissional. Contar com parcerias de outros profissionais de áreas distintas? É exatamente sobre isso que nós vamos falar no nosso vídeo de hoje! Vem comigo então! Olá meu nome é Everton Moraes aqui do portal Sala da Elétrica, e hoje nós vamos falar exatamente sobre esse assunto que é em importante sim, para que você que é prestador de serviço e que está atuando como um autônomo.

Ou seja… Na verdade esse assunto surgiu em função de uma dúvida gerada pelo Lucas Barbosa, onde ele perguntou: Everton, é vantagem realizar parcerias com profissionais de outros segmentos para conseguir mais clientes? Bom… Se você acompanha o meu canal há um pouco mais de tempo, Lucas e também vocês todos que estão assistindo agora… Eu já comentei sobre assuntos correlatos a isso anteriormente, e até dei exemplo de arquitetos, né? Então tem um vídeo aqui no canal do Youtube mesmo…

Ou… Se você está assistindo no Facebook, também tem um vídeo aqui no Facebook, mas é mais fácil de achar no Youtube… Que eu falo sobre parcerias do profissional eletricista com arquitetos, tudo bem? Então, eu acredito que sim… Acredito não… Eu tenho certeza que sim. É vantagem sim criar uma rede ali de profissionais que acabam se comunicando, pra conseguir ambos contribuir um com o outro em função de conseguir mais clientes e passar serviços para esses profissionais. Por quê? Porque normalmente o próprio cliente em si descobre que tem uma necessidade depois de uma intervenção de um profissional.

APRENDA COMANDOS ELÉTRICOS EM 2 MESES E DÊ UM SALTO EM SUA CARREIRA. Clique Aqui.

Por exemplo, o pedreiro vai mexer ali numa infraestrutura, numa parte civil que está dando vazamento, umidade ou algo do gênero. Ele descobre naquele momento, que existe a necessidade de fazer uma intervenção de um encanamento, ai ele não mexe com encanamento, vai pegar e indicar um profissional que faz essa parte hidráulica… Isto também acontece com o eletricista, né? Vamos supor que você é um eletricista, e que de repente, um dos seus parceiros que você acabou se relacionando é um gesseiro por exemplo. E ele foi fazer uma sanca. Uma iluminação… um teto rebaixado… E nesse teto rebaixado ele tem iluminação decorativa… tem iluminação… Daquele ambiente seja pra fins decorativos, ou seja, pra iluminação normal mesmo… Padrão. E aí… Ele não faz toda a parte de separação do circuito bonitinho, ele não faz toda a parte de infraestrutura porque ele não conhece.

Então o que, que acontece? Ele pode te indicar para esse cliente, na hora de realizar então… Um serviço… Uma mão de obra naquele local. Onde eu quero chegar? É importante que vocês tenham sim… Que você tenha sim um relacionamento com profissionais de outros setores, para conseguir que eles façam a indicação do seu serviço também. Mas… Uma coisa que deixa bastante claro aqui… E eu acho que é bastante importante ressaltar: Você deve ter acompanhado alguns vídeos meus onde eu falo da importância de você ter um nicho de atuação, né?

Então, quando a gente escolhe um nicho de atuação… A gente escolhe lá CLT… CFT, perdão… Escolhe energia solar… Escolhe instalações prediais… Escolhe instalações industriais… O que acontece que muitas vezes os próprios profissionais que são da mesma área, como é o caso de eletricistas, né? Ele escolheu um nicho de atuação onde ele trabalha somente com a parte de infraestrutura predial, mas ele não faz energia solar, por exemplo.

Aí o que, que acontece?

Quando houver uma demanda, esse profissional vai entrar em contato com a pessoa que faz aquele tipo de atividade. Ou seja, você não tem que criar um relacionamento somente com profissionais de outros segmentos. Você também precisa criar um relacionamento para que haja uma comunicação entre os profissionais de mesmo segmento que atuam com nichos de mercados diferentes, tudo bem? Então, respondendo a dúvida, eu acredito que sim, é importante e necessário que exista essa comunicação.

Algumas pessoas, é… Já chegaram pra mim e “falou”: Everton… Eu não concordo plenamente que deva ter esse relacionamento… Como eu vou gerir esse relacionamento? Como eu vou fazer isso? Quando alguém me indicar eu vou ter que pagar pra ele? O que, que significa isso? Bom… Eu considero da seguinte maneira:

Trabalhe com comissões

Se a pessoa te indicou, ela merece uma bonificação em função daquela indicação. A não ser que você tenha um acordo diferente com ele… Você indique, ele indique e assim por diante… Mas… É como se ele tivesse atuando como um vendedor de serviços seu, tudo bem? Então de repente, você pode negociar alguma forma de bonificar em função das indicações de serviço que ele pode te passar, tudo bem? É o que acontece também com arquitetos e eletricistas, e assim por diante.

Quer ver outro exemplo clássico disso? É quando você tem lá a sua indicação vinda através de uma casa de material de construção. Normalmente o profissional que é indicado pela casa de material de construção vai bonificar a pessoa ali daquela casa de material para continuar recebendo mais indicações. Obviamente, e para que esse relacionamento seja um “ganha-ganha”, todas as partes envolvidas acabam tendo benefícios em função daquela atividade sendo executada. Tanto o cliente que vai ter o problema resolvido… o eletricista que vai fazer e executar a obra em si… E também quem indicou e conhecia onde estava o eletricista e indicou para aquele cliente x,y,z.

Então é importante a gente ter essa visão… É certo ou errado você bonificar uma pessoa que está indicando o seu serviço? No meu ponto de vista, eu não vejo problema já que ele está como eu disse anteriormente, atuando como um vendedor de serviços seu. Ele está indicando a sua mão de obra. Tudo bem? É claro isso tudo é um acordo que é feito, um acordo mútuo entre as partes, né? Então você vai fazer da melhor forma possível… Mas… Eu não vejo como um problema, tudo bem? Bom… Eu acredito que você tenha gostado do nosso vídeo de hoje, eu espero o seu comentário aqui também.

Eu vou te convidar para participar de um evento que acontece anualmente, né? Que é o nosso Método LIDE Express, o que, que é o método LIDE Express? É um evento sobre elétrica, fala sobre leitura e interpretação de diagramas elétricos, acontece uma vez por ano… E dessa vez está acontecendo em Outubro de 2016. Eu acredito que você já esteja sabendo, se não tá sabendo corre no link que eu deixei na descrição para você ter acesso a mais esse conteúdo gratuito, tá? Para você se qualificar ainda mais. Eu vou deixar aqui também um outro conteúdo para que você possa se qualificar ainda mais, e… no link… na descrição desse nosso vídeo, eu tenho uma pesquisa que é onde as pessoas estão deixando os conteúdos que elas precisam ter respostas e… Que é da onde está surgindo esses vídeos que eu estou fazendo aqui, praticamente diariamente pra vocês. Tudo bem?

Muito obrigado por assistir até aqui, um grande abraço e eu te aguardo aí no nosso próximo vídeo. Tchau, tchau.

APRENDA COMANDOS ELÉTRICOS EM 2 MESES E DÊ UM SALTO EM SUA CARREIRA. Clique Aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *