Os 4 Erros da Ana Maria Braga ao utilizar o Multímetro e porque o 4° poderia ter sido Fatal!

Neste vídeo eu vou te mostrar os quatro erros que a Ana Maria Braga cometeu ao utilizar o multímetro e o quarto poderia ter sido fatal, se você não viu deixa eu te mostrar, olha só o que ela fez desta vez: Meu nome é Everton Moraes, sou engenheiro Eletricista Instrutor de treinamentos há mais de 11 anos e neste vídeo vou te mostrar o quanto útil é este instrumento de medição chamado de multímetro, mas também vou provar a você que, diferente do que disse a Ana Maria Braga, este aqui não é um equipamento que qualquer um possa utilizar em sua casa, mas fique tranquilo que ainda neste vídeo eu também vou mostrar para você qual é o “medidor” de tensão que você pode usar e como você deve utilizar com segurança sem correr o risco de acidente que Ana Maria correu ao utilizar o multímetro ao vivo… Apesar que…

Vamos então ao primeiro erro que a Ana Maria Braga cometeu…

Infelizmente vou discordar de você Ana, na verdade o multímetro requer um treinamento específico para utilizá-lo, ou seja, utilize o multímetro se você for um profissional da área elétrica, observe que o multímetro recebe este nome por permitir a medição de várias grandezas elétricas como corrente elétrica, tensão elétrica, resistência elétrica, entre outras, então, se você não souber como selecionar a escala correta do seu multímetro você poderá causar um acidente, como este do momento em que um arco elétrico é gerado internamente no multímetro no momento em que a Ana Maria tenta realizar a medição, veja… Mas sim, é importante você ter em casa um equipamento que lhe permita saber qual é a tensão de sua tomada, por isso você deve possuir um testador de tensão como este que você está vendo agora.

Este dispositivo tem a única finalidade de lhe mostrar qual é a tensão elétrica de uma determinada tomada e veja só, a probabilidade do erro diminui significativamente uma vez que você deverá somente inserir as duas pontas de provas e ver o resultado no dispositivo. mas, nunca se esqueça, mesmo utilizando este equipamento você precisar ter muito cuidado, lembre-se, a elétrica é perigosa e mata. E pior, você não consegue vê-la, então cuidado redobrado. Escolha um voltímetro, ou também chamado de identificador de tensão que tenha a Categoria CAT três, mas… daqui a pouco explico melhor o que é esta tal categoria.

Vamos para o Segundo Erro da Ana Maria Braga?

Isso mesmo, ela escolheu o multímetro errado Como você pode observar no vídeo, o multímetro utilizado pela Ana Maria não possui uma das especificações mais importantes de um instrumento de medição, a Categoria de Sobretensão, ela deveria estar estampada junto aos bornes das pontas de prova do multímetro, e veja, não existe esta indicação Na verdade deveria ser algo assim Isso pode ser um dos maiores pecados ao escolher um multímetro, mas calma lá, se você não sabe o que é esta tal categoria, basicamente ela indica o quanto este dispositivo suporta de transientes, Sabe quando cai aquele raio e queima a TV ou algum equipamento? então, o que causou a queima foi um transiente ou um surto de tensão e o mais importante é você saber que os transientes não surgem somente com os raios ok?! não vou entrar em tantos detalhes aqui, mas eu quero que você entenda de uma vez por todas que o simples fato de utilizar um multímetro errado pode fazer com que ele literalmente exploda em sua mão com a geração de um arco elétrico interno.

►►►►Curso de Eletricista com Certificado: clique aqui ◄◄◄◄

Mas você ainda pode estar se perguntando: Mas Everton, Qual seria então a categoria que eu devo utilizar, quando eu faço uso de um multímetro? Bom, levando em consideração que a Ana Maria disse que você precisa ter um em casa, procure ter no mínimo um testador de tensão que seja categoria três. No mínimo ok?!……

Erro número três da Ana Maria Braga

Como você pode observar, a Ana Maria Braga pecou novamente ao manusear o multímetro com adornos metálicos, sempre, sempre e sempre que você precisar, por algum motivo realizar uma intervenção elétrica, elimine do seu corpo adornos metálicos como anéis, brincos, correntes, relógios e etc… Eles podem intensificar a ação de um choque elétrico e como já falamos neste vídeo, este choque elétrico pode sim causar uma fatalidade.

Erro de número quatro? E que poderia ter sido fatal!!!

Bom, já falamos aqui que se você não é um profissional da área elétrica você deveria utilizar o testador de tensão e não o multímetro correto? Mas supondo que você “queira porque queira” utilizar o multímetro então vamos aprender com a Ana Maria Braga o que não deve ser feito de maneira nenhuma ao utilizar o multímetro.

Note que a Ana Maria, coloca as pontas de provas e não consegue obter o resultado esperado de 220V, neste momento, ao vivo, ela comete o erro de rotacionar a chave seletora com as pontas de provas conectadas na tomada, NÃO FAÇA ISSO, retire as pontas de provas da tomada antes de rotacionar a chave seletora, sempre… mas isto não foi o pior, observe de perto agora e perceba que a Ana, ainda sem conseguir o resultado de 220V continua rotacionando a chave e sai da escala de tensão elétrica e coloca o multímetro na escala de corrente elétrica, é exatamente neste momento que podemos perceber um arco voltaico interno no multímetro, este poderia sim ter sido fatal…

O que acontece é que quando ela faz este procedimento errado ela simplesmente coloca em curto circuito a tomada e poderia sim ter sofrido um acidente elétrico (Nossa, essa mulher tem sete vidas, fala sério, foi atropelada ao vivo, caiu da cadeira ao vivo e agora quase leva um choque elétrico ao vivo… caracas kkkk)… Eu sei que eu não vou conseguir fazer com que este vídeo chegue aos milhões de pessoas que assistiram o programa da Ana Maria Braga no dia 27 de março mas se você é como eu, e também acredita que este vídeo pode ajudar mais pessoas a não sofrerem acidentes com eletricidade então eu te convido a compartilhar este vídeo com as pessoas que realmente você se importa e quer o bem.

Compartilhe com a hashtag #EletricaSegura para eu poder te agradecer pessoalmente depois Aproveite para receber nossos vídeos semanais e se inscreva em nosso canal do YouTube e dê aquele “like” se você gostou deste nosso conteúdo de hoje. Um forte abraço e até nosso próximo vídeo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *