Partida estrela triângulo

Dentre as partidas de comandos elétricos industriais mais usadas para dar a partida em motores de máquinas, está a chave de partida estrela triângulo. Um dos principais objetivos da partida estrela triângulo é amenizar as implicações da partida nas instalações elétricas da indústria e nas instalações elétricas prediais.
Vamos entender de uma forma simples. Quando o motor é acionado em estrela, até chegar ao ponto dele atingir sua velocidade compatível com a sua velocidade nominal, o conjugado e a corrente de partida ficam diminuídos a 1/3 de seus valores de regime e, por isso, possibilita uma partida mais vagarosa para o motor, suavizando as implicações mecânicas ocasionadas pela aceleração veloz.

E como é que trabalha a Partida Estrela Triangulo?

Não podemos nos iludir com outros conceitos, tanto para projetos elétricos residenciais quanto para projetos elétricos industriais, para podermos amenizar a corrente elétrica, que é o objetivo primordial, existem somente dois panoramas:

  1. A diminuição da tensão elétrica;
  2. A redução da resistência elétrica da estrutura física dos enrolamentos do motor

No segundo panorama, sua aplicabilidade é impossível para o motor do tipo de esquilo.
Desta forma, para conter a corrente de partida, o comando elétrico partida estrela triangulo faz isso:

1° Fase – Entendendo a Partida Estrela Triangulo

Inicialmente o motor é alimentado, em seus terminais, por 220V da rede de alimentação. O motor, nesta ocasião, está na composição de fechamento estrela adequado através da ativação dos contatores K1 e K3 igual a ilustração seguinte:

2° Fase – Partida Estrela Triângulo

Não é aconselhado que o motor trabalhe por um tempo comprido com tensão diminuída e fechado em estrela, por causa disso, depois de poucos segundos (conforme descrito pela empresa que fabricou o motor) a partida deve aceitar o fechamento triângulo, deixando, dessa forma, que o motor elétrico ganhe tensão elétrica nominal de 220V em cada uma de suas bobinas.
Então, na partida estrela triângulo, logo após da partida do motor, vamos ter o fechamento triângulo sendo alcançado pelos contatores K1 e K2. Veja a imagem:

Faça o Download Gratuitamente

Se você deseja saber mais sobre Partida Estrela Triangulo, clique aqui para fazer o download do Livro em PDF Partida Estrela Triângulo do Zero ao Dimensionamento, além de estar por dentro do Curso de Comandos Elétricos do professor e engenheiro Everton Moraes, que vai te trazer um amplo conhecimento sobre projetos elétricos industriais.
Fique surpreso com informações preciosas que vai acrescentar um grande diferencial no seu caminho profissional. Isso é Certo!
Então queria te deixar uma frase:
Um Homem é nada mais que o produto de seus pensamentos. O que ele pensa, ele se torna – Érico Rocha

Se por acaso você chegou nesta página e ainda não tem conhecimento sobre Comandos Elétricos, indico que você vá até nossa Home Page para aprender mais.