Quantas tomadas devem ter por cômodo?

Seja bem-vindo a mais um vídeo respondendo a duvida da nossa audiência! Ou seja, pode ser a sua dúvida também! Se você quiser que a gente responda algo que você tem alguma dificuldade, eu to deixando aqui também na descrição do nosso vídeo o link para que você mande a sua pergunta, a sua dúvida, para que a gente possa criar um vídeo em relação a esse assunto.

No vídeo de hoje, nós falaremos então da dúvida da Maria Romana. Ela perguntou: quantos pontos de tomada eu posso ter em um cômodo de uma residência? Vamos lá! Meu nome é Everton Moraes aqui do portal Sala da Elétrica e no vídeo de hoje nós falaremos então sobre quantos pontos de tomada eu posso ter em um cômodo de uma residência. Na verdade, então… Essa dúvida gerada pela Maria Romana.

Ela é uma dúvida bastante comum aí nos profissionais que me seguem aí que são os meus alunos. Olha só… Antes de mais nada nós temos que definir o seguinte… A definição de pontos de tomadas de uma residência, que é uma instalação de baixa tensão, deve ser prevista em função do que a norma NBR 5410 falar pra gente, tudo bem? E aí, que vem a pergunta da Maria Romana, que na verdade, é bem comum…

Por quê? Porque na norma ele não fala a quantidade máxima de pontos de tomadas que eu devo ter em cada cômodo, e sim ele fala a quantidade mínima exigida para os cômodos… E você deve saber lá no item 9.5.2.2 da norma NBR 5410, ele deixa bem claro quais são quantos são os pontos de tomada em função dos cômodos em si, que varia em função da área daquele ambiente e também do tipo de ambiente. Se for cozinha, banheiro, copa, de uma forma que eu vou estipular essas quantidades mínimas.

E se for uma sala uma garagem… E assim por diante… Um quarto… Eu vou ter uma outra forma, um outro formato de estar mensurando. Mas ali na norma no item 9.5.2.2, está a quantidade mínima de pontos a serem inseridos em cada cômodo, correto? E quantos pontos eu posso ter então? Qual que é o limite ponto máximo de pontos de tomada que eu posso ter em uma residência? Na verdade, eu não tenho limite máximo.

Eu posso colocar, teoricamente, né? Quantos pontos de tomada eu quiser na minha residência. E aí que vem essa dúvida, gerada pela minha audiência, que também foi o caso da dúvida de hoje… Que é… Mas como eu vou colocar a quantidade de pontos ali? Normalmente você vai sentar do lado do seu cliente, ou se a residência é a sua que você está projetando… Você vai pensar quais são os equipamentos que vai compor ali aquele ambiente, aquela instalação elétrica.

Quer ver um exemplo bem legal? Imagina na sala… Normalmente a gente projeta sala… Se a gente seguir lá o que a norma fala no item 9.5.2.2.1 e no ponto dois nesse mesmo parágrafo da norma, nós vamos observar que na sala por exemplo, eu seria “obrigado” a colocar um ponto de tomada a cada cinco metros de perímetro do meu cômodo, na sala, ou no quarto é a mesma coisa. Mas… Se por ventura, eu colocar um único ponto de tomada atrás de um móvel como é o caso de um rack, de uma estante, de um home theater, eu vou ter um ponto de tomada ali atrás e naquele local vai: TV, som, microsistem, telefone, videogame, ou seja, eu preciso assumir que eu vou precisar de mais pontos de tomadas em função da usabilidade, vamos dizer assim, de como eu vou utilizar aquele cômodo da minha residência, legal? Logo, não existe limite máximo de pontos a serem explorados nos cômodos.

Existe um limite mínimo, e… Esse limite mínimo vai ser embutido, vai ser exigido pela norma NBR 5410 em função de qual que é o tipo de cômodo que você está lidando. Se é, por exemplo, uma cozinha, um banheiro… Eu tenho além de uma necessidade de perímetro menor pra pontos de tomada, como assim? A cada três metros e meio eu tenho que prever um ponto de tomada… Eu ainda tenho na cozinha, no banheiro, na lavanderia, na área de serviço, eu ainda preciso prever que as tomadas devem ter na previsão 600 volts amper de potência, até o terceiro ponto…

A partir do terceiro ponto pode ser 100 volts amper. Bom, mas vamos fazer o seguinte? É… Eu queria responder essa dúvida aqui… Eu vou deixar também um link na descrição… Que é um link de uma playlist… Onde eu fiz uma quatro palestras sobre desenvolvimento de projetos elétricos residências e você vai poder ver no detalhe como é feito isso.

Mas, respondendo a dúvida então, não existe limite máximo a serem inseridas. Existe limite mínimo. Está no item 9.5.2.2 da norma NBR 5410, nos itens 9.5.2.2.1 e nos itens 9.5.2.2.2. Legal? Espero que você tenha gostado do nosso vídeo de hoje, eu estou falando desse assunto também no nosso evento anual, o método LIDE Express… Nós estamos falando um pouco sobre leitura e intepretação de diagramas elétricos.

Sobre elétrica em si, eu te convido a acessar e conhecer um pouco mais sobre a importância da leitura e interpretação de diagramas elétricos no seu dia-a-dia como profissional… Eu também te convido a se inscrever aqui no nosso canal e receber nossos vídeos que nós estamos postando semanalmente aqui pra você. Legal? Outra coisa também, dar um curtir aqui pra mim medir o impacto desse vídeo no seu dia-a-dia, se foi realmente útil pra você, e deixe seus comentários para que nós saibamos o que nós podemos melhorar e o que você realmente precisa. Um grande abraço, e até a nossa próxima vídeo aula, até o nosso próximo vídeo. Tchau, tchau.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *