Eletricista, Saiba a importância de ser um eletricista especialista

Você que é autônomo ou que pretende ser eletricista autônomo, iniciar uma carreira solo vamos dizer assim, na área de prestação de serviço, na área de elétrica.
Você sabe qual que é a importância de ser um eletricista especialista?

Bom, é exatamente isso que nós vamos falar nesse nosso vídeo de hoje.
Vamos lá então! Bom, no vídeo de hoje nós falaremos sobre a importância de você se posicionar num determinado nicho de atuação, o que eu chamo de nicho de mercado, que é se tornar um especialista de um segmento especifico.
Mas antes de mais nada, deixa eu me apresentar para você.

Meu nome é Everton Moraes, eu sou o autor aqui do portal Sala da Elétrica, e nesse vídeo eu realmente, eu estou é seguindo uma sequencia de vídeos aí que eu venho publicando, normalmente de terças-feiras que  são as sacadas Eletroface, e hoje é mais um conteúdo que vai agregar com certeza absoluta, para você, que é um profissional da área elétrica e que quer, ou já faz parte desse mercado que são os eletricistas que são prestadores de serviço, os eletricistas autônomos.

Bom, qual que é a ideia nossa, do nosso vídeo de hoje? É entender um pouco mais sobre o que vem a ser, essa necessidade de ser um especialista em um determinado “eixo”,  em um determinado momento, área de atuação, que eu chamo de nicho de mercado.
Bom, o mais importante de tudo, é o seguinte: conforme você vai se posicionando no mercado, como um profissional da área de elétrica, e é prestador de serviços.
Você quer obviamente ser lembrado pelos seus clientes e indicados por eles também, correto?

E essa é uma das armas mais fortes, que nós prestadores de serviço, que nós profissionais da área de elétrica temos quando nós quisermos conquistar nosso cliente.
Além de fazer toda a parte de Marketing, não sei se você já anuncia no Google, se você já fez algum tipo de publicação, publicidade no  Facebook, se você já fez anuncio em alguma outra plataforma, mas isso tudo o que a gente chama de “publicidades pagas”, “patrocinadas”.
Ou seja, vou pagar para me expor ali naquele local, seja na mídia do Google e assim por diante. Nós temos o que a gente pode falar que é publicidade orgânica né? Como assim publicidade orgânica?

Veja mais sobre Publicidade Orgânica, clicando nesse link.

Publicidade do boca a boca, as pessoas vão indicando você
Mas quando a gente precisa ser lembrado, como que eu quero ser lembrado?

Como você profissional da área de elétrica quer ser lembrado, efetivamente? E o que isso tem a ver com a importância de ser um especialista em determinada área?

Quando eu falo de ser especialista, é exatamente isso: escolher um “eixo” de atuação onde você vai sim cravar a sua estaca de especialista naquele segmento.
Eu não to dizendo aqui para você, que você vai fazer ali somente aquele tipo de serviço.
Vamos supor que você escolheu ali, o nicho de segmento, por exemplo, você decidiu falar sobre CFTV.
Então, você é eletricista, você é um eletricista autônomo, você presta o serviço de instalações elétricas e assim por diante, mas toda a sua comunicação e toda a parte de divulgação dos seus serviços, você sempre vai cravar a estaca, ou seja, você sempre falar que você é especialista em CFTV.
Mas é obvio, né? Eu estou falando aqui para você falar que você é especialista em CFTV, mas você precisa ser especialista em CFTV.

QUER UM CERTIFICADO DE TÉCNICO EM CFTV? Clique Aqui e Torne-se um Profissional em CFTV!

Então, você já tem formação, você já tem todo um gabarito necessário ali, pra falar que é um especialista.
E como que eu escolho esse nicho de atuação?

Eu até falei em alguns vídeos passados em algumas outras sacadas Eletroface sobre como encontrar um nicho de mercado. Como que eu posso encontrar através do Google um nicho de mercado, eu posso até por o vídeo aqui depois para você entender um pouquinho melhor.

Então, a ideia é, quando você se posiciona no mercado, com uma determina área de atuação, voltando no nosso exemplo anterior, o CFTV, você atende um condomínio por exemplo.
E aí você vê eles sabem que o “Eletricista Souza”, no caso você é especialista em CFTV.

Mas, você é eletricista, então você faz toda uma outra gama de atividades ali, seja instalações de interfone, a parte de instalações elétricas prediais, residenciais também, o mais importante de se dizer, se colocar como um especialista de um determinado segmento, ou nicho, como eu costumo colocar aqui para vocês.
Vai ficar muito mais fácil do seu cliente lembrar de você
Como assim? Toda vez que houver a necessidade de fazer uma instalação, um conserto, uma manutenção em um sistema de CFTV, ele vai lembrar não de chamar um eletricista, e sim vai se lembrar do “Eletricista Souza”, que é você, que se posicionou no mercado.
É obvio que dei o exemplo aqui de CFTV, e talvez não seja um dos melhores exemplos, mas a gente poderia falar de instalação sistemas fotovoltaicos, eu poderia falar de instalações de interfônica, e aliás é uma área bastante lucrativa, bastante recompensadora financeiramente, principalmente, quando eu falo de interfone não é esse “interfonezinho” simples que tem aí, na residência, e sim aquele interfone que fica no condomínio, n aparte predial mesmo, que é mais complexo. Essa é mais uma ótima área de atuação, fica até a dica aí para você, tá bom?

Se torne um especialista

Então, a ideia  quando você se posiciona no mercado e você se coloca como especialista de um determinado nicho, de um determinado segmento, as pessoas vão lembrar de você pelo conteúdo que você tem. Ou seja, pelo que você faz efetivamente.
Se você, simplesmente, se coloca no mercado como mais um eletricista, você vai ser isso aí. Mais um eletricista.
Quando você é especialista, algumas coisas acontecem, como por exemplo: as pessoas reconhecem mais valor em você. E você já deve ter visto em outro vídeo que eu tenho, que fala sobre a diferença entre valor e preço.
Então, preço não tem nada ver com valor. Você pode aumentar seu preço desde que seu valor seja muito alto também, né? Então você se põe como especialista. Você consegue fazer uma transferência de valor para aquela pessoa que quer te contratar, e, você também consegue se posicionar naquele tipo de serviço e ficar “dono” daquele nicho de mercado, obviamente, né? Mas como assim “dono” daquele nicho de mercado? Você começa sempre assim: no seu bairro, na sua cidade e você vai assim, expandido os seus “horizontes”, né? Então a ideia é, se colocar no mercado como um especialista é muito melhor do que você ser genérico nas atuações que você tem no dia-a-dia.
Logo, a partir do momento que você consegue identificar uma área de atuação, o que eu aconselho?

Escolha uma área que você goste bastante!

Em relação a você escolher essa área de atuação, eu aconselho que você escolha alguma área, algum nicho que você goste bastante! E além de gostar bastante, que você consiga também  ter cliente em função desse nicho.
Então dependendo da área de atuação que você, trabalha, vamos supor que o na sua região, na sua cidade, bairro tem muitos condomínios.
Então a ideia, de repente, é você escolher um nicho de atuação onde você possa escolher vários condomínios. Possa ter vários parceiros nessa área também para ficar fácil de conseguir se posicionar no mercado.
Então:

  1. Escolha um nicho;
  2. Seja especialista nele.

Eu não estou dizendo para você fazer somente aquela especialidade, certo?   Você vai fazer tudo também mediante aqueles orçamentos que você for solicitado, mas você vai dar uma preferência, vamos dizer assim, pra esse nicho de atuação.
Dessa maneira, você vai ser especialista e sendo especialista você vai até poder cobrar mais caro e mostrar mais valor no serviço que você executa no dia-a-dia, tudo bem?

 

Bom, esse vídeo era um vídeo rápido, só para falar para você escolher ou começar aos poucos, escolher um nicho de atuação, que eu tenho certeza, que você vai conseguir conquistar mais clientes e transparecer mais autoridade para os seus clientes e, de quebra, você vai trabalhar com mais felicidade, mais gosto de trabalhar, por que você vai trabalhar efetivamente em uma área que você mais gosta de atuar. Nos exemplos que nós demos hoje aqui: CFTV, energia solar e assim por diante.

Espero que você tenha gostado desse vídeo de hoje.

Eu vou fazer o seguinte : vou deixar aqui nessa área, nessa aqui , aquele vídeo que eu havia prometido para você, onde eu explico como encontrar um nicho de trabalho e um comportamento tudo dos clientes e tudo mais. Acesse clicando aqui.

E também vou te falar que é o seguinte, eu tenho aqui na descrição do nosso vídeo  um link,  onde você pode baixar a nossa planilha de elaboração de orçamentos para o eletricista autônomo.
Do que se trata essa planilha? Essa planilha, vai permitir que você conheça o seu valor hora, ou seja, quanto que vale aí sua mão-de-obra por hora, e também você vai conseguir elaborar o orçamento e imprimir o orçamento para entregar na mão do seu cliente.

QUER UM CERTIFICADO DE TÉCNICO EM CFTV? Clique Aqui e Torne-se um Profissional em CFTV!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *