Qual a Importância do Diagrama Elétrico Para o Eletricista

Meu nome é Everton Moraes aqui do portal Sala da Elétrica e hoje nós falaremos então sobre qual a importância real que um diagrama tem na nossa vida profissional, na vida do eletricista em si.

Bem, antes de mais nada, eu gostaria que você pensasse comigo e tentasse imaginar o que é o diagrama para nós, profissionais da área elétrica ou eletricista em si. Olha só, eu costumo comparar bastante o diagrama com um mapa, na verdade. Um mapa que vai guiar o profissional em todas as etapas das ações, todas as etapas do projeto. Como assim todas as etapas? Seja o profissional que vai realizar a montagem, a instalação, seja um profissional que vai fazer uma intervenção, seja um profissional que vai fazer a manutenção efetiva daquele sistema, daquele diagrama, daquela instalação… Ele precisa do diagrama em sua mão, correto?

Agora, vocês devem estar se perguntando:

“Ah Everton, mas muitas vezes a gente pega sistemas onde nós não temos o diagrama”.

Então nesse momento ele não é importante pra gente, já que nós não temos… Na verdade, é onde entra um erro que eu costumo dizer, né? Que é assim… Mesmo quando você não tem a tangibilização do diagrama, mesmo quando você não tem ele palpável, você não tem ele nas suas mãos, o momento em que você começa a intervir com a instalação elétrica, com o painel elétrico, você começa a entender ali quais são os componentes e as intervenções dos componentes naquele projeto, naquela instalação ou naquele painel, por exemplo.

E você, na sua cabeça, você começa a montar o diagrama. Então, mesmo que você não tenha o diagrama na sua mão, você começa a se “embasar”, obviamente, no que você está vendo naquela instalação ou naquele painel.

Você começa a montar aquele diagrama na sua cabeça

Muitos dos profissionais – e aí eu gostaria até que você comentasse aqui – se parece com isso que eu vou falar agora.

A hora que vai fazer intervenção no local que não tem diagrama, na hora que começar a fazer a manutenção, por exemplo, e verifica os pontos onde… Você está verificando o funcionamento, você começa a desenhar o diagrama na mão ali, num papel, num rascunho ou no seu caderno de anotações. Ou seja, onde eu quero chegar? Sempre que você for fazer a intervenção em um projeto, numa instalação ou num painel, você tem em sua mão ou em sua mente um diagrama daquela instalação.

Por mais que seja uma percepção do diagrama daquele projeto em si, muitas vezes os alunos que eu tenho me perguntavam:

“Ah Everton, mas quando eu não tenho o diagrama, eu não tenho o documento ali, eu acabo fazendo a intervenção sim mas eu só pressuponho o que pode vir a ser o diagrama em si”.

É claro, isso é obvio, né? Você não vai conseguir desenhar na sua mente, 100% do diagrama. Mas para e pensa comigo: quando você vai fazer uma intervenção em uma máquina que tem um diagrama que eu costumo chamar de diagramas complexos, que é varias folhas de um projeto… Você analisa todas as folhas do projeto para fazer a intervenção naquela maquina? Não. Você pega apenas uma folha… Uma página… Duas, três ou quatro páginas para fazer a intervenção.

É a mesma coisa quando se chega em uma máquina e não tem efetivamente o diagrama. É correto não ter o diagrama? Não. Não é correto. É errado, né? Deveria ter o diagrama sempre.

Mas, mesmo quando não tem, ele faz a diferença para você. É por isso que eu costumo dizer, e é por isso que nos treinamentos, eu costumo insistir bastante para os meus alunos fazer um exercício de como fazer, de como construir um diagrama mesmo não tendo no dia o básico ali na mão, né?

Como você vai fazer para sair do zero e desenvolver um diagrama elétrico?

Quando você exercita, a sua mente para criar um diagrama elétrico, você consegue da mesma maneira, projetar mais facilmente um projeto, seja projetando um projeto, foi uma redundância, né? Projetar um diagrama, seja ele de instalações prediais, residenciais ou comerciais, e também industrial, porque não? E também, você vai melhorar sua performance na manutenção, tudo bem?

Eu espero que eu tenha respondido a sua pergunta Ricardo, e ainda vou aproveitar o gancho aqui, né? E vou convida-los a participar do Método LIDE Express, que eu estou fazendo, na verdade, uma série de vídeos falando exatamente sobre esse assunto, que são a leitura e interpretação de diagramas elétricos que vai ajudar com certeza você entender um pouco mais. Lá eu faço a análise de alguns diagramas na prática. Tenho certeza que você vai gostar bastante. Então, fica o convite aí pra você clicar aqui e fazer parte das pessoas que estão acompanhando o método LIDE Express, um grande abraço e até lá!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *