Quantas TOMADAS podem ter em um CIRCUITO – Tomadas de Uso Geral – Dicas Flash ⚡

Fala pessoal, estamos REPOSTANDO esse vídeo após uma correção. Gostariamos de agradecer imensamente aos colegas do nosso canal que detectaram o erro de interpretação e nos alertaram, um grande abraço a todos!

Uma grande dúvida entre profissionais é a quantidade máxima de tomadas que podem colocar no mesmo circuito.

ITENS NBR-5410 CITADOS NO VÍDEO

9.5.2.2.2 Potências atribuíveis aos pontos de tomada
A potência a ser atribuída a cada ponto de tomada é função dos equipamentos que ele poderá vir a alimentar e não deve ser inferior aos seguintes valores mínimos:

a) em banheiros, cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos, no mínimo 600 VA por ponto de tomada, até três pontos, e 100 VA por ponto para os excedentes, considerando-se cada um desses ambientes separadamente. Quando o total de tomadas no conjunto desses ambientes for superior a seis pontos, admite-se que o critério de atribuição de potências seja de no mínimo 600 VA por ponto de tomada, até dois pontos, e 100 VA por ponto para os excedentes, sempre considerando cada um dos ambientes separadamente;

b) nos demais cômodos ou dependências, no mínimo 100 VA por ponto de tomada.

9.5.3.1 Todo ponto de utilização previsto para alimentar, de modo exclusivo ou virtualmente dedicado, equipamento com corrente nominal superior a 10 A deve constituir um circuito independente.

9.5.3.2 Os pontos de tomada de cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos devem ser atendidos por circuitos exclusivamente destinados à alimentação de tomadas desses locais.

Assista mais aulas gratuitas aqui 👉 https://goo.gl/B1A3mO

Aprenda as principais estratégias do André para atrair clientes e fechar os orçamentos com eles neste novo curso completo – https://goo.gl/2IUL7F

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *