Aprenda Como Elaborar Orçamentos de Instalações Elétricas

+Acesso a Planilha de Orçamentos

Você já entrou em uma FÁBRICA DE FIOS e CABOS? NÃO, então VEM VER!

Você já entrou em uma FÁBRICA DE FIOS e CABOS? NÃO, então VEM VER!

Conheça também o canal O Pulo do Gato na Construção, o maior canal de construção da América Latina!

O processo de fabricação de cabos se dá com a chegada da matéria prima na fábrica, o cobre 99% puro em forma de um vergalhão espesso.

Esse vergalhão bruto na máquina de trefilação monofilar, esse processo basicamente tem por objetivo diminuir a bitola daquele vergalhão grosso que chega na fábrica, o que aumenta o comprimento do condutor, isso tudo se dá por uma matriz chamada fieira que fica dentro da máquina principal. Quando acaba a trefilação monofilar a bobina é retirada, e fica aguardando o andamento do processo.

Aquela bobina que passou pelo processo de trefilação monofilar, se junta as outras que já fizeram o mesmo procedimento e entram em outra máquina que irá fazer a trefilação multifilar, ou seja diminui ainda mais a secção do cobre já unindo e torcendo os filamentos, dando o formato inicial do cabo ao qual conhecemos.

Ao sair da trefilação multifilar, fica dessa forma a junção dos filamentos de cobre, são condutores bem finos que mais uma vez serão torcidos com outros filamentos da mesma espessura e por fim se tornar o cabo que encontramos no mercado, só que sem isolação ainda.

Bom a partir daí juntamos a bobinas que fizeram o processo anterior e conectamos a uma máquina conhecida como “buncher”. Esse equipamento basicamente tem a função de fazer o segundo processo de torção, o qual irá unir os filamentos de todas essas bobinas a fim de produzir o cabo que conhecemos. A partir daí a bobina é separada e só é liberada para continuar o processo depois de passar nos testes de qualidade, onde o material fica exposto a uma tensão nominal acima da usual e aí sim é aprovado.

Depois de aprovado no teste inicial o cabo vai para extrusão, esse processo é o que coloca a cobertura no cabo, ou seja onde ele é isolado. O cabo entra nu na extrusora e recebe o composto de PVC aquecido que passa por uma rosca, se ajustando ao cabo através de uma matriz, a partir daí o cabo já sai isolado da máquina, e entra direto nesse disco que aproveita que o material está quente e faz a marcação das informações no condutor, aquelas letrinhas em relevo que vem timbrada no cabo. E logo a frente o cabo passa por esse sensor que fiscaliza a secção externa do cabo e detecta falhas na isolação, depois disso o cabo é resfriado em água reaproveitada e segue para um sistema de polias móveis que tem o intuito de fazer uma compensação automática em caso de alguma falha na extrusora, ou qualquer evento não programado. Por fim sai da extrusora a bobina com 20km de cabos, esse aqui é um 2,5mm² azul, particularmente acho um processo detalhado, que requer muita perícia e que dá gosto de ver!

Pra finalizar aquela bobina segue direto para a empacotadora, que já está programada para medir e cortar o cabo a cada 100 metros, o rolo já sai pronto dela e segue para receber a embalagem, essa parte é toda automatizada o cabo já sai empacotado, recebe a etiqueta de informações técnicas, pra depois se juntar aos outros rolos que serão armazenados no pallet, e por fim vão para distribuição.

Inscreva-se em nosso canal: https://goo.gl/txZzEE

POST:

Apoio:

Crimper – https://goo.gl/xyfVmo
Nambei – https://goo.gl/tNZ9DM
Schneider – https://goo.gl/u1sjt6

———————————————————————–

EDIÇÃO:

LUCCA – @luccafcatizane
VICTOR – @chuckyvictor

———————————————————————–

👉 Olha, estamos aqui:

⚡ Facebook: https://goo.gl/XhJBpx
⚡ Twitter: https://goo.gl/0Xyr7F
⚡ Youtube: https://goo.gl/txZzEE
⚡ Linkedin: https://goo.gl/4Qlbvz
⚡ Pinterest: https://goo.gl/Z6tqXU
⚡ Blog do Eletricista: https://goo.gl/DBDRRe
⚡ Instagram: https://goo.gl/2JfQYU

———————————————————————–

👉 Curso Gratuito de Eletricista:

⚡ https://goo.gl/X7uPUz

———————————————————————–

👉 Curso NR10 com 35% de desconto:

⚡ https://goo.gl/F5khB9

———————————————————————–

TOP VÍDEOS

👉 Câmeras de Segurança, INSTALAÇÃO SUPER FÁCIL 🔧
https://www.youtube.com/watch?v=95gmu…

👉 O SEGREDO de uma EMENDA PERFEITA – Super Fácil 🔧
https://www.youtube.com/watch?v=MEuWq…

O QUE ACONTECE SE VOCÊ PLUGAR UM PEN DRIVE NA TOMADA?

Engehall Cursos

Aprenda Como Elaborar Orçamentos de Instalações Elétricas

+Acesso a Planilha de Orçamentos

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *