Fornecimento de Materiais, Cliente ou Eletricista?

Quando você elabora orçamentos, você considera a quantidade de materiais, a entrega de materiais pro cliente? Ou seja, você inclui no seu orçamento o fornecimento dos materiais? Bom…é exatamente sobre isso que nós vamos falar hoje, e na verdade é…essa dúvida surgiu em função de uma pesquisa que eu fiz recentemente, e uma das pessoas que respondeu essa pesquisa, ela perguntou pra mim se é viável ou não considerar a entrega de materiais no orçamento que você realiza pros seus próximos clientes. Então vamos fazer o seguinte, vamos falar sobre esse assunto agora! Vem comigo! Bom…meu nome é Everton Moraes, sala da elétrica, e esse vídeo aqui é mais um vídeo das sequencias aí das sacadas Eletroface. Pra quem não sabe, Eletroface é “Eletro” de elétrica, “Face” de formando autônomos capacitados eletricistas.

E a ideia aqui é na verdade trazer, um pouco mais de conteúdo nas terças-feiras aí pra você. Então, se você ainda não é inscrito no nosso canal, você pode aí se inscrever também, para que você receba todas as nossas publicações, nossos vídeos automaticamente aí, tá bom? Mas…a dúvida…o vídeo de hoje é embasado em uma pergunta então que me fizeram que é: se deve ou não considerar a entrega de matérias no momento em que você entrega o serviço, entregar o orçamento do serviço a ser realizado pro seu cliente.

Aí eu tenho uma pergunta pra fazer antes de responder o meu ponto de vista em relação a isso. A pergunta é: quando você vai no mecânico, e você vai deixar o seu carro lá pra fazer a substituição de alguma peça ou consertar algum problema…você não vai com o material vai? Bom…olha só que interessante, né? Quando a gente é um profissional, “teoricamente” especialista naquilo, ou seja, você vai fazer uma instalação elétrica residencial, e você faz o orçamento…e…quando você deixa na mão do cliente fazer a escolha dos materiais, você pode ter um problema sério ali que é em função do cliente comprar materiais inadequados para a instalação. Por mais que você passa uma lista de materiais pra ele, pode ser que ele compre materiais que: primeiro podem não são seguros, podem ser de baixa qualidade, ou seja, não são confiáveis, e você vai, com certeza se os materiais não tiverem qualidade suficiente, você vai ter problemas na hora de fazer a instalação da execução da obra como um todo.

Preveja a entrega dos materiais que você vai usar

Então…no meu ponto de vista, a melhor coisa a se fazer é: no momento em que você já faz o orçamento, você prevê ali também como um anexo do seu orçamento, a entrega dos materiais que você vai utilizar. Ou seja, você assumir a responsabilidade de no mínimo, acompanhar o seu cliente no momento em que ele for realizar ali a compra dos materiais. Pra que? Pra que ele compre o material correto, tá? E que você consiga garantir, né? A garantia que você vai dar pra ele no final da entrega do serviço. Tudo bem?

Então…só, resumindo aqui então. A minha opinião é: deve sim entregar o material, colocar no orçamento, a entrega dos materiais. Então você precisa conseguir mostrar isso, e é claro, você vai cobrar por isso também, né? Até uma pessoa…comentou comigo nessa mesma pesquisa que ele, é… levantou-se essa dúvida…uma pessoa colocou no comentário lá falando.

Um profissional, falando que, quando ele compra os materiais, ele coloca uma margem ali, de 7 a 10%, em cima dos materiais que ele tá comprando. Por que na verdade ele tá precificando a compra dos materiais. Por que ele vai gastar tempo para fazer aquela pesquisa, e também a compra…então ele tá cobrando em cima dos materiais. Aí é obvio que você deve esta se perguntando…poxa vida, mas se eu faço isso, se eu compro o material e eu cobro a mais, eu vou ter um problema que é: o preço vai ficar maior ainda. Talvez não né?

Se você coloca sempre na sua rotina, sempre comprar os materiais, o que que vai acontecer? Você pode entrar em contato com lojistas e locais específicos ali, onde você consiga até mesmo um desconto na aquisição de materiais ao longo do tempo, em função de você ser um cliente fiel…e aí você… o desconto que você “ganha”, vamos dizer assim, do seu cliente, você repassa para você mesmo como uma forma de “lucro” em função do serviço executado, que é comprar o material, precificar o material. Tudo bem?

Bom…eu vou fazer o seguinte aqui. Eu to deixando também um vídeo aí pra vocês estarem… assistindo aqui…que também é…é…sobre sacadas Eletroface. Ou seja, mais um conteúdo relacionado ao dia a dia do profissional autônomo. O vídeo que você vai ver aqui, é um vídeo sobre ser ou não especialista no que você faz no dia a dia, ou seja, o que é ser especialista? E qual é a importância de ser especialista, no seu dia a dia sendo um profissional da área elétrica? Eu vou pedir para você também que está acompanhando aqui, e está aqui até agora, primeiramente obrigado por assistir até agora, e se inscreva-se no nosso canal, por que se inscrevendo aqui você vai ter os conteúdos que a gente publica aí no dia a dia…automaticamente nas notificações aí do seu…do seu…notebook…do seu smartphone aí…para que você consiga visualizar exatamente quando a gente publica os vídeos, tá bom? E também, como sempre…eu sempre tenho o costume de deixar na descrição dos nossos vídeos um conteúdo.

E eu vou fazer o seguinte, eu vou fazer diferente hoje. Eu vou deixar aqui um link, que você vai poder baixar uma planilha. Essa planilha é uma planilha de geração de orçamentos. Em breve vai sair uma nova versão da planilha onde a gente vai incluir…quer dizer, eu não sei quando você está vendo esse vídeo, né? Eu to gravando esse vídeo aqui em Junho, no final do mês de Junho de 2016…talvez você já esteja vendo esse vídeo…já esteja no ar a nova planilha que vai ter lá um campo para você adicionar os materiais pra entregar o orçamento pro seu cliente. O que essa planilha faz? Primeiro, você com ela você vai conseguir conhecer a sua mão de obra. O valor da sua mão de obra por hora. Você vai conseguir elaborar o orçamento, imprimir e entregar na mão do seu cliente, tá bom? Bom por hora é isso, muito obrigado por assistir até aqui. Compartilhe aí…esse conteúdo com as pessoas que você acha que realmente precisa conhecer esse conteúdo também…e…curta o nosso vídeo aqui. Se inscreve no nosso canal. Um grande abraço, e até nosso próximo vídeo, tchau tchau.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *