Eletricista: como conseguir mais clientes

O eletricista independente deve ser muito mais do que um super-eletricista. Ele também deve ser um mega-vendedor. Mas que tal vender o seu serviço e fazer a execução dele ao mesmo tempo?

Como aumentar sua base de clientes hoje? Em qualquer caso, como você eletricista deve se comportar para ganhar mais dinheiro com sua profissão?

Vender é uma tarefa de perseverança, astúcia e poder de barganha. A tarefa de vender algo pode ser muito simples, mas você pode estar enganado. Quem possui um olho em terra de cego é o rei, mas nestes tempos de concorrência alta, uma crise econômica no país onde o serviço vai ser vendido, é como vender areia no deserto.

Mas acalme-se: neste artigo vamos falar sobre tópicos que irão ajudá-lo a aumentar a sua base de clientes e obter uma melhor renda. Recordemos que tudo o que se publica aqui não é uma regra, mas uma ajuda à reflexão e à adaptação à realidade.

Enfrentar a concorrência

O primeiro passo para o eletricista aumentar os seus lucros e, claro, os seus clientes, é saber como enfrentar a concorrência. Não se desespere se você não é muito técnico para negociar ou não sabe como ser melhor do que os demais.

Procure cursos de gestão ou dicas sobre administração no SEBRAE que, sem dúvida, lhe darão mais informações que o ajudarão a se destacar da concorrência. Entretanto, nós te daremos algumas dicas aqui nesse artigo.

  • Estude seus concorrentes: Saiba que nenhum exército ganha uma guerra ou batalha sem conhecer seu oponente. Então descubra mais, conheça seus concorrentes, como eles trabalham, porque eles usam certos dispositivos, mas sempre com ética profissional;
  • Diferencie-se: O que o torna melhor do que seu concorrente? Por que as pessoas devem receber seus serviços e não os do concorrente? Você deve saber essas respostas e usá-las ao negociar com seu cliente;
  • Política de preços: Adote métodos de pagamento diferenciados, simplifique a vida de seus clientes, diferenciando-os da concorrência. Seja sempre profissional e nunca use práticas que pareçam algo “caseiro”;

Divulgue seu nome, sua marca

Desenvolva uma marca e demonstre que você não é apenas um eletricista qualquer. Seja diferenciado e crie uma marca da sua empresa. Certamente mostra uma maior seriedade e profissionalismo de sua parte. Mas, é claro, você deve saber como promover sua marca.

Lançar mão das estratégias do marketing digital ou até mesmo o método mais clássico é válido. O que você deve ter em mente é: Onde está o meu cliente? Conhecendo esta resposta, você terá um caminho a seguir, e a partir daí, você só vai trabalhar os lugares mídia em que o seu público “vê”.

Imagine que você é um eletricista predial e residencial, seu público é algo extraordinário, porque você abraça desde imóveis comercias até residenciais. Então, você deve usar artifícios para ser notado por esse público, como:

  • Imóveis comerciais: Neste segmento, você vai conversar diretamente com comerciante. Por isso, lance mão dos sistemas de automação de e-mail marketing para falar sobre seu serviço e deixar seu contato. Lembrando que ir até o comércio e deixar um cartão de visita é muito valioso ainda;
  • Imóveis residenciais: Este público também usa e-mail, mas temos que concordar que você não conseguirá todos e-mail de possíveis clientes na sua área. Então use as redes sociais ou até mesmo a conhecidíssima panfletagem.

Use redes sociais como Linkedin e Facebook para mostrar seus serviços, curiosidades sobre eletricidade e atrair o público para você. Faça uma página corporativa e divulgue seus serviços. Tente aprender mais acerca desta ferramenta que, certamente, terá bons resultados.

A melhor publicidade para você profissional eletricista é o marketing de boca-boca. Essa publicidade não tem despesa para você e é feito quando você, que é profissional, faz um bom trabalho para o cliente.

Lembre-se que seu trabalho não se finda depois que você deixar a casa do cliente. Não se esqueça dele. Envie uma carta de aniversário, faça uma ligação para descobrir se tudo está em ordem. Ou seja, fazer o serviço pós-venda, significa prestar serviço futuro para o cliente ou um conhecido indicado por ele.

Se você quer aplicar a estratégia de E-mail Marketing no seu negócio, você pode entrar em contato com a equipe da SendPulse e iniciar já! Ela tem maior potencial para atingir um maior número de clientes e automatizar o processo de vendas de serviços. Para acessar o site, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *