ELETRICISTA, qualidade do serviço

Gente, seja bem-vindo a este vídeo! Nele, o Henrique Mattede, vai falar acerca da qualidade na prestação do serviço do profissional eletricista.

Antes de dar início a este tema, o Henrique Mattede pediu para você se inscrever no canal dele, ativar o alerta do seu Canal no Youtube para ficar atualizado às atualizações e pediu também para deixar um like.

Sobre a qualidade no serviço de elétrica

Você profissional eletricista já refletiu sobre como determinar a qualidade do serviço elétrico que você fornece para os seus clientes? Quando fazemos a compra de um item é muito simples fazer a análise se ele tem qualidade. Isso acontece pois podemos olhar o seu acabamento, a sua durabilidade, a sua robustez, dentre outras características visíveis e palpáveis.

Olhando todos esses aspectos, isso fica simples decidir se tal produto supre as suas expectativas e pode exercer bem o papel pelo qual você o adquiriu. No entanto como vamos realizar esse julgamento com o serviço prestado pelo eletricista?

Como medir o Controle de qualidade?

Muitos profissionais da elétrica creem que criar um controle de qualidade para o seu serviço não é possível, porém, é sim admissível criar parâmetros e fazer a medição da qualidade dos seus serviços prestados. Um ponto para começarmos a analisar isso é avaliar a qualidade do serviço e o tempo para executá-lo.

Anote tudo!

Assinale tudo que é executado e em quanto tempo que é realizado. Dessa maneira, você terá referências para julgar em qual fase do serviço você é mais ágil e em qual delas você necessita ser mais rápido. Temos que fazer isso sempre focando na melhora.

Quando você escreve todos os serviços que você executou, você faz uma base de dados que pode ser usada como referência para deixar um próximo trabalho mais fácil, além de diminuir retrabalhos por erros cometidos por você. Isso já significa que você controla, pensa e garante qualidade no serviço prestado.

Por exemplo, vamos supor que, para executar uma emenda bem realizada e isolada da forma correta, você demore cerca de 3min por cabo. Então, em uma instalação que tenha 15 tomadas, com cabos de fase, neutro e terra em que será imprescindível realizar emendas de derivação para unir cada uma das tomadas, você gastará 2h15min. Isso sem levar em conta qualquer interrupção para ir ao banheiro ou descansar. Se sua carga horária de trabalho diário são 8h, apenas essas emendas de cabo vão te tomar 1/4 da sua diária.

Otimize o tempo

Vendo dessa forma parece ser muitas horas para tão pouco serviço, concorda? Mas possivelmente, você ainda não parou para pensar desse jeito e, por esse motivo, o seu serviço rende pouco. Se você for capaz de diminuir o tempo e fazer essa emenda em 2 minutos, o trabalho vai ser completado em 45 minutos a menos. Esse tempo otimizado pode ser aproveitado para fazer outro serviço para o mesmo cliente.

O que é Serviço de Qualidade?

É evidente que, o que um eletricista entende como um serviço de qualidade, para o outro profissional pode não ser a mesma coisa. O pensamento de Henrique Mattede sobre o assunto, é que todo serviço que atende o pedido do cliente, acompanhando as normas é um serviço de qualidade. Assim, é garantida a segurança e do serviço realizado.

Agora, queremos terminar deixando um desafio para vocês. Escreva nos comentários abaixo desse artigo os parâmetros que você determina para que um serviço seja considerado de qualidade.

As melhores respostas vão ser selecionadas para o pessoal do Mundo da Elétrica fazer um vídeo dissertando sobre estes parâmetros.