PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07

CABO de TERRA: Qual COR usar? ?

CABO de TERRA: Qual COR usar? ?

Quem nunca se deparou com monte de fios coloridos e não sabia por onde começar? Acredito que uma boa parte das pessoas já passaram por esse tipo de experiência. Principalmente, quando se trata de aparelhos domésticos, como cafeteira, chuveiro, ferro e etc. Um dos principais questionamentos quando se trata de eletricidade é “O que e qual é esse tal de cabo terra?”

Bem, o cabo terra é o condutor cuja função é conectar à terra todos os dispositivos que precisarem utilizar seu potencial como referência. Até então, tudo bem. As coisas começam a complicar quando se trata de identificar o tal cabo. Por norma, a cor do cabo terra é obrigatoriamente verde/amarela ou somente verde. Mas, algumas pessoas já se depararam com instalações elétricas onde o cabo terra apresentava uma cor diferente do padrão, e ficou-se o questionamento: “Será que isso está errado?”

Padrões de identificação

Normalmente estamos acostumados a associar o cabo terra a cor verde, como mencionado anteriormente, mas para ter certeza dessa informação deve-se consultar a norma NBR5410, onde contém um capítulo falando sobre cabos elétricos e condutores, no item 6.1.5.3.2, diz:

“Qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor de proteção (PE) deve ser identificado de acordo com essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a dupla coloração verde-amarela ou a cor verde (cores exclusivas da função de proteção), na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar”.

Se ler atentamente esse item, perceberá que nele diz que “qualquer cabo pode ser utilizado como condutor de aterramento, ele só precisa atender alguns requisitos como dimensão e identificação do mesmo na fiação. Uma das formas de identificação do cabo é feita pela cor, como apontado no item acima, mas não é uma regra, somente se você optar pela identificação por cores, logo teria que ser obrigatoriamente da cor verde.

Características do cabo terra

Agora que já estamos esclarecidos com relação a isso e vimos que o cabo terra pode ser identificado não somente pela cor padrão, mas que também existem outras formas de reconhecer o mesmo. Nos perguntamos, “quais são elas?”, pode-se utilizar o alinhamento dos fios, marcação dos fios através de fita isolante na cor verde. É sempre bom que procure um local de confiança para adquirir tais ferramentas, caso você não tenha uma noção básica de instalações elétricas. Recomendo as fitas de fabricação da Prysmian, possuem uma ótima função de isolante.

Independentemente da cor ou da forma utilizada para destacar o cabo terra e facilitar seu reconhecimento, é importante ressaltar que sua identificação deve estar de forma visível e acessível, para que quando necessário utiliza-lo ou verifica-lo não tenha dor cabeça ou comenta algum engano. Pois ninguém aqui quer queimar seu equipamento ou a instalação de casa. Já pensou? A dor de cabeça iria ser tremenda.

Tags:

PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07