Como instalar dimmer! Tutorial passo a passo!

Um dimmer nada mais é do que um dispositivo responsável pela variação da intensidade de uma corrente elétrica em uma carga. Nesse caso, o dimmer será utilizado para alimentar uma lâmpada, variando sua intensidade.

Passo a Passo

Deve-se realizar a ligação do borne de alimentação até o disjuntor que será um elemento de proteção. Feito isso, é necessário que alimente o disjuntor até o dimmer, através de um dos cabos do dimmer. A finalidade do dimmer é praticamente a mesma de um interruptor, portanto ele será o responsável por interromper a fase e o retorno da corrente levará a tensão até o local. Pois bem, ao colocar um cabo entre o interruptor e o dimmer, o dimmer será ligado em série, alimentando assim todo o sistema.

Sendo feita a conexão com o cabo de retorno, o mesmo deverá ser conectado ao receptáculo. Logo em seguida, deve-se alimentar o neutro ao receptáculo. Esse tipo de ligação é particularmente simples, pois é a mesma ligação feita em um interruptor simples. Por fim, deve se arrumar os cabos de maneira organizada e colocar a lâmpada para que seja feito um teste.

A variação da intensidade de luz é resultado do manuseio do potenciômetro, a luz se altera do estado de desligamento até o seu foco máximo de energia no ambiente. Após todo esse processo, se torna possível o ligamento, variação e o desligamento da luz reproduzida através da lâmpada.

Esperamos que tenham gostado das instruções de hoje. Até a próxima!

Veja aqui outros vídeos:

[sspostsincat category=”Mundo da Eletricidade”]