PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07

TOMADAS têm COR certa? ?

TOMADAS têm COR certa? ?

Alguma vez você possa ter ouvido falar sobre tomadas de cores diferentes, algumas pessoas chamam de tomada fêmea, na qual recebe a tomada macho que na verdade tem o nome de plug.

Tipos de Tomadas

Tomadas que apresentam a coloração vermelha são utilizadas em circuitos com tensões diferentes e tomadas verdes, possuem a função de ajudar na identificação de circuitos. Quando os circuitos possuem a maioria das tomadas com tensão de 127V, é utilizado as tomadas vermelhas para identificar as tomadas que apresentam uma tensão de 220V. As tomadas de cor verde, são utilizadas para identificar os circuitos de emergência, como iluminação de emergência, backup de energia e tomadas para sistema de combate a incêndio.

A norma NR10 trata em seu item 1010 sobre a identificação de circuitos de acordo com sua utilização. No item 10331 os circuitos elétricos com finalidades diferentes, tais como: comunicação, sinalização, controle e tração elétrica devem ser identificados e instalados separadamente. É muito importante seguir as normas de padronização pois, se torna mais fácil a identificação dos componentes e diminui os riscos de acidentes.

As tomadas vermelhas e verdes seguem um padrão novo de tomadas da norma NBR14136, as tomadas de três pinos. Um dos principais pontos de destaque destas tomadas da linha órion é a trava de segurança. Os pinos localizados na extremidade são usados para as fases e neutro, não podem ser acessados individualmente, ou seja, caso tente enfiar algum objeto pontiagudo em um dos buracos da tomada ele não aceita. Esse tipo de trava foi criado para evitar que esse tipo de acidente aconteça, que é muito comum entre crianças.

Por mais óbvio que pareça, esse tipo de medida pode prevenir diversos acidentes e quando a questão é segurança em instalação elétrica, todo cuidado é pouco, principalmente para os usuários que não entendem os possíveis riscos da eletricidade

Espero que tenham gostado das dicas de hoje. Até a próxima!

Assista ao vídeo:

Tags: |

PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07