PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07

CONSERTAR CHUVEIRO! Como TROCAR RESISTÊNCIA? ?

CONSERTAR CHUVEIRO! Como TROCAR RESISTÊNCIA? ?

Trocando a Resistência

Ao contrário do que muitos acham, trocar a resistência de um chuveiro é algo bem simples. Mas, como se trata de um equipamento elétrico, muitas pessoas criam um receio de realizar tal procedimento. Primeiramente, deve-se desligar o disjuntor do chuveiro ou a chave geral, pois o chuveiro é um equipamento muito potente e trabalha diretamente com a água, então todo cuidado é pouco.

Resistência com Três Terminais

Um dos modelos mais comuns do mercado é o modelo com três terminais. Você deve desenroscar a tampa com os furos de saída da água para abrir o chuveiro. Logo em seguida desdobre o cabo de aterramento e retire a tampa que retêm água, assim você conseguirá ter acesso a resistência.

Cada conector do chuveiro possui uma letra A, B e C. A resistência deve ser retirada, sabendo que possui três terminais, você vai retirar os terminais da resistência para conseguir substituí-la. O terminal que possui menos espirras é o terminal A, o terminal do meio é o B e o terminal da extremidade com mais espirras é o C. Coloque a resistência e confira se as espirras estão separadas. Este é um ponto crucial, pois se as espirras estiverem juntas ao colocar a nova resistência e ligar o chuveiro, ela queimará novamente. Terminal A no terminal A, terminal B no terminal B e o terminal C passa por essa proteção. Possui essa proteção, como mostrada no vídeo para a resistência se manter presa e esticada.

Basta recolocar a tampa de retenção de água. Para que a mesma fique correta, possui duas setas no corpo e na tampa de saída de água do chuveiro, elas devem estar alinhadas na hora de rosquear.

Resistência envolvida no Corpo Plástico

Este modelo de resistência é ainda mais fácil de se trocar. Como realizado no procedimento anterior, neste também deve-se desligar o disjuntor ou a chave geral. Em seguida retire a tampa de saída de água, irá notar que neste modelo o cabo de terra não fica na tampa de retenção, tornando assim mais fácil de retirar. O cabo de aterramento se localiza na parte interna da resistência.

Este modelo só apresenta uma posição e para fazer a retirada dela é bem simples, visto que é de encaixe. Você conseguirá puxar com muita facilidade. Ela possui três pontos de conexão e só tem três pontos de conexão dentro do chuveiro. Logo, não haverá dificuldade nenhuma em trocar a resistência. O cabo terra deve passar pelo meio e a resistência deve ficar posicionada entre os terminais.

E desse modo se troca a resistência, ela fica presa a um corpo de plástico, onde consegue-se ver as espiras separadas, logo é mais difícil delas se encostarem para queimar, o que acontece ao contrário no outro tipo de resistência aqui mencionado. Agora é só recolocar a tampa de retenção de água e em seguida a tampa de saída de água, que possui duas setas para indicar a posição correta.

Espero que tenham gostado das dicas de hoje. Até a próxima!

Tags: | |

PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07