PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07

GREVE dos caminhoneiros, URGENTE. Como pode faltar energia

GREVE dos caminhoneiros, URGENTE. Como pode faltar energia

O Brasil é um país do qual utiliza uma fonte de geração elétrica hidráulica, ou seja, maior parte da energia gerada no país utiliza os rios, mas como dito anteriormente, não é 100% hidráulica a produção de energia, logo a outra parte dessa energia é produzida por termoelétricas e esse é o “X” da questão.

Problemas com Abastecimento

Um dos problemas enfrentados está relacionado com o desabastecimento que a falta de caminhões provoca, e isso impacta principalmente as usinas termoelétricas, que são responsáveis por gerar energia através da queima de combustíveis como gás, biomassa, óleo diesel ou carvão. Qualquer dos combustíveis citados necessita ser transportado por caminhões para que chegue até a termoelétrica.

Tendo em vista que o estoque presente nas usinas só supri a demanda por alguns dias, fazendo com que haja a necessidade de reabastecimento em um curto espaço de tempo. Caso não seja feito o ressuprimento o funcionamento das usinas será comprometido e exigirá outras fontes geradores de energia, ou seja, será necessário aplicar uma medida de racionamento de energia elétrica ou haverá um colapso na produção de energia elétrica.

Outro problema é que as concessionárias acabam reduzindo a frequência das manutenções nas redes devido à falta de combustível.  Após quatro dias de greve isso acabou se tornando um grande problema. As concessionárias já vão direcionar o pouco combustível que resta afim de que alguns atendimentos sejam priorizados, como hospitais, industrias essenciais e forças de segurança que é o caso da polícia e bombeiros.

A energia elétrica é algo utilizado em praticamente todas as atividades humanas, sendo muito importante em diversas situações, logo se a mesma é cortada mesmo que por um curto intervalo de tempo, pode-se causar um grande impacto nessas atividades. Todas as manutenções e reparos que não são feitos acabam se agravando, e o valor pela realização do mesmo se torna progressivamente alto.

Não se precisa de muito para ver que em poucos dias a greve total dos caminhoneiros ocasionou enormes impactos no sistema de geração elétrica, tendo em vista que praticamente todo o sistema de abastecimento de combustível depende do modal rodoviário. Para que vocês tenham uma noção da dependência desse modal, realizou-se uma pesquisa e confirmou que de acordo com os dados do IBGE, 61,1% de toda carga transportada no Brasil utiliza o modal rodoviário, 21,0% utilizam o modal ferroviário, 14% pelas hidrovias e 0,4% por via aérea.

Veja o vídeo:

Outras formas de Transporte

Depois desse ocorrido com a greve dos caminhoneiros, alguns gestores conseguiram enxergar o quão importante é possuir um segundo plano. Quando um país depende somente de um tipo de modal de transporte, quando o mesmo apresenta uma queda em seu funcionamento diversas áreas podem ser afetadas. Algumas empresas veem apresentado interesse em investir em formas de transporte alternativa, para que imprevistos como este não afete a economia e suas atividades de forma brusca. O dia em que o Brasil passar a investir em mais de uma forma de transporte de mercadorias, todo o sistema fluirá de maneira melhor.

Espero que tenham gostado das dicas de hoje. Até a próxima!

Tags: |

PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07