Junte-se a minha lista VIP e receba atualizações e aulas imperdíveis

Entre agora mesmo para o nosso Grupo do WhatsApp e fique por dentro.

Inversor de frequência Delta – Teclado de operações e funcionamento

Inversor de frequência Delta – Teclado de operações e funcionamento

Antes de mais nada, vocês sabem o que é um inversor e qual a função dele? Então, um inversor nada mais é do que um dispositivo elétrico capaz de converter um sinal elétrico CC (corrente contínua) em um sinal elétrico CA (corrente alternada).

Existem alguns parâmetros do inversor de frequência, mas vamos falar de um modelo em especial, o VFD-EL Delta.

Características do Inversor

Podemos notar a frente diversos botões, esse é o teclado de operação principal, é através dele que vamos operar os comandos. Esse botão de cor verde que está escrito “run”, é o responsável pelo comando de ligar e desligar o motor. O botão de cor vermelha que está escrito “stop” e “reset”, é o responsável pelo comando de parar o motor ou resetar algum erro. As setas para cima e para baixo, possuem a função de definir os parâmetros ou a frequência. O botão escrito “mode” é utilizado para selecionar os parâmetros. Esse botão redondo recebe o nome de potenciômetro, onde se pode também fazer a seleção de frequência. E por último, mas não menos importante tem o botão “enter” no qual possui a função de confirmar os parâmetros e informações do inversor.

Veja o vídeo abaixo:

Na tela do inversor são apresentadas algumas informações importantes, a primeira informação “F” informa a frequência, mas como a frequência está marcando zero, logo não haverá frequência de saída. O “A” corresponde a corrente na saída dos terminais, portanto é a corrente real que está indo para o motor. O “C” é o contador, dependendo da função ele pode ser selecionado. O “Frd” (foward) está relacionado ao sentido de rotação, o mesmo pode ser alterado tanto para a esquerda quanto para a direita.

Como escolher?

Essencialmente essas são as informações cruciais a respeito desse inversor. Uma coisa ou outra apresenta um diferencial, mas nada muito discrepante dos outros modelos, pois basicamente todos possuem a mesma função, que é de variar a velocidade de um motor.

Algumas pessoas se deparam com a dúvida de qual tipo de inversor é melhor ou pior. Mas, como já dito anteriormente, a função base de um inversor não se altera, o que se pode alterar são algumas características variáveis de marcas e modelos.

Tags: | | | | |

Junte-se a minha lista VIP e receba atualizações e aulas imperdíveis

Entre agora mesmo para o nosso Grupo do WhatsApp e fique por dentro.