PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07

PILHAS e BATERIAS podem dar CHOQUE?

PILHAS e BATERIAS podem dar CHOQUE?

Antes que qualquer tipo de questionamento seja lançado, é de suma importância entender como a tensão, corrente e resistência se comportam. A tensão elétrica nada mais é do que a diferença de potencial entre dois pontos, ou seja, a tensão elétrica se trata da força com que os elétrons são empurrados. Uma corrente elétrica se trata da diferença de potencial existente, o que é o movimento ordenado dos elétrons em um material e qualquer material possui uma resistência elétrica. Logo, existem materiais que possuem resistências com valores diferentes, variando em resistências muito altas e muito baixas. Portanto, se define resistência elétrica como a oposição que qualquer material oferece à passagem dos elétrons.

Choque Elétrico

O choque elétrico ocorre quando acontece a passagem de uma corrente elétrica pelo corpo e isso acontece porque existe uma diferença significativa de potencial, entre o ponto energizado em que a pessoa entra em contato e a terra. Quando esse tipo de situação ocorre o corpo passa a servir como um condutor de eletricidade.

Porque não tomamos choque elétrico em pilhas e baterias de carros, já que elas possuem tensão elétrica?

Isto não acontece, pois a tensão elétrica em uma bateria ou pilha é muito baixa, ou seja, com a tensão elétrica baixa não é possível romper a resistência elétrica do corpo humano. Dessa forma, por mais que a pessoa encoste as mãos nos respectivos polos da pilha, não será possível sentir nada. Como já se sabe, a intensidade de um choque elétrico pode mudar de acordo com a resistência do corpo. Sendo assim, um choque elétrico pode ser diferente de uma pessoa para a outra. Portanto, se a pessoa apertar os polos de uma bateria de 9V ou 12V com as mãos molhadas, acarretará na queda do valor da resistência e talvez a pessoa sinta um pequeno incomodo.

Essa teoria se aplica também às baterias de carro por mais que a corrente seja alta, a pessoa não sofrerá nenhum choque elétrico, devido à baixa tensão.

Aplicações em outras Áreas

Para que fique mais claro o conceito e a relação entre tensão e corrente durante o choque elétrico, pode-se por como exemplo as cercas elétricas. Normalmente essas cercas possuem valores altos quando se trata de sua tensão, que podem chegar à 10000V ou até mais. Quando acontece de uma pessoa entrar em contato com estes condutores, ela sofrerá um choque elétrico. Muitas pessoas considerariam um choque com este valor de tensão letal, mas na verdade não é bem assim.

Por mais que apresente uma tensão alta, a corrente que chega e passa para a cerca elétrica apresenta um valor bem abaixo, e na grande maioria das vezes não apresenta nenhum tipo de risco. Logo, a gravidade do choque depende mais do valor da corrente elétrica do que da duração do mesmo.

Espero que tenham gostado das dicas de hoje. Até a próxima!

Tags: | | |

PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07