PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07

O que é conversor analógico digital? ADC ou AD!

O que é conversor analógico digital? ADC ou AD!

Sinal Elétrico

Um sinal elétrico se forma a partir do momento que se utiliza uma tensão ou corrente elétrica afim de representar alguma informação. Ocorre a transformação de uma grandeza física qualquer em tensão ou corrente. Geralmente a informação responsável por gerar o sinal analógico é algo que vem do mundo real, como um som, temperatura, umidade, pressão, pH outras medidas físicas e químicas.

Funcionamento do Conversor

Para que as grandezas físicas sejam transformadas em tensão e corrente elétrica, utiliza-se os sensores e transdutores (microfone, LDR, resistores variáveis com a temperatura e etc). A grande diferença de um sinal analógico para um sinal digital é que, o digital assume apenas dois valores, 0 ou 1, 0V ou 5V. É como o interruptor de uma lâmpada, ou ela está ligada ou está desligada.

Já um sinal analógico pode ter qualquer valor entre dois limites. Por exemplo, a temperatura pode variar entre –10 e +40 graus, passando por qualquer valor dentro desse intervalo. A variação de ondas sonoras, luminosidade e grande parte dos sinais que vem da natureza são analógicos. Ai que vem a grande sacada do conversor digital, um processador só entende sinais digitais e ele precisa receber a informação que provem do ambiente.

É através de um circuito chamado conversor D/A (Conversor Digital/Analógico ou simplesmente ADC). As informações digitais estão presentes em todo nosso entorno, quando se toca um CD de música o aparelho de CD ler a informação digital armazenada no disco e converte ela, permitindo assim que você ouça música. Quando se utiliza o telefone, também se faz uma conversão digital/analógico de modo que você consiga ouvir o que a pessoa do outro lado está falando.

Razões para utilizar o Sinal Digital

Como já mencionado anteriormente o sinal analógico pode assumir diversos valores, isso faz com que inclusive o ruído seja interpretado como se fosse parte do sinal. O que por sua vez, não acontece quando o sinal é digital.

O sistema digital possui uma capacidade maior de compactação de dados do que o analógico, tendo em vista que sua informação captada de dados é bem menor. Essa sequência de números pode ser compactada da mesma forma que um arquivo do Word usando Winzip para diminuir o tamanho do arquivo. Esse tipo de medida pode ser feita com a finalidade de economizar espaço no disco rígido ou na banda larga.

Espero que tenham gostado das dicas de hoje. Até a próxima!

Tags: |

PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07