PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07

Comando manual automático! Diagrama completo.

Comando manual automático! Diagrama completo.


A utilização de uma chave de três posições para selecionar entre as linhas de comando. Terão duas linhas, uma que faz o comando funcionar todo automaticamente, dependendo de algumas condições e outra que aciona o comando sem necessitar de condições automáticas.

Diagrama de Carga

Apesar de parecer complicado o diagrama é bem simples de ser interpretado. E para melhor entendimento ainda, serão separados em dois diagramas, um de carga e outro de comandos. Pode-se notar que no diagrama de carga possui uma ligação da carga da bomba, a primeira proteção existente é o disjuntor que protege todo o sistema contra curto circuito, tanto a chave de partida quanto a parte de carga e comandos.

Outro componente importante é p DPS utilizado para proteger o sistema de surtos na rede e até a partida do motor da bomba. Em seguida vem o contator, responsável pela proteção contra sobrecargas através do relé térmico. E por último, mas não menos importante o relé térmico que protege a bomba contra a falta de água no reservatório.

Diagrama de Comandos

Apresenta três componentes principais para o entendimento do funcionamento do sistema automático-manual. O mais importante é a chave de três posições, são posições fixas e que possuem dois contatos em sua parte traseira, um na primeira posição e outro na terceira posição, a posição do meio fica vazia, o que acarreta um estado de desligamento. Tem-se uma boia ou um sensor de nível de contato seco, com a finalidade de desligar o circuito quando o reservatório final estiver cheio.

Quando a posição um da chave é selecionada, a que geralmente é a posição automática, a corrente elétrica percorre todo o circuito pelo caminho esquerdo do diagrama de comando. Nesta linha de comando possuem duas condições para o acionamento do contator, que é o responsável por aciona a bomba de água. A primeira condição é a boia presente no reservatório final, que quando fechada indica que ainda há espaço para líquidos no reservatório. A segunda condição é o sensor de nível, no qual indica qual o nível de água no reservatório inicial.

Conclui-se que a primeira posição depende da boia presente no reservatório final, para que ocorra o ligamento e desligamento do circuito e relé de nível controla o nível de água do reservatório inicial. Quando a segunda posição da chave é selecionada, na qual é a posição manual a corrente elétrica percorre o circuito pelo caminho da direita do diagrama de comando. Nessa linha de comando a única condição é de que o reservatório inicial tenha uma quantidade de líquido indicada pelo relé de nível, assim a bomba fica protegida o tempo todo contra a falta de líquidos. O contato normalmente fechado do relé de sobrecarga, tende a abrir o circuito em qualquer uma das posições em caso de sobrecarga, impedindo assim o funcionamento do circuito e a partida da bomba.

Espero que tenham gostado das dicas de hoje. Até a próxima!

Tags: |

PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07