PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07

Como INSTALAR CHUVEIRO! Passo a passo! ?

Como INSTALAR CHUVEIRO! Passo a passo! ?

Especificações

Para instalar um chuveiro, antes de qualquer coisa, o primeiro passo a ser dado é desligar o disjuntor, assim ninguém corre o risco de sofrer algum tipo de acidente, já que não haverá mais corrente elétrica correndo no circuito. Mesmo tendo tomado essa primeira medida de proteção, antes de manusear, os cabos faça um teste com um multímetro. Ele informará se tiver alguma tensão. Na caixa de ligação para chuveiros de 127V devem conter três cabos, sendo um azul para o neutro, um verde para o terra e um terceiro cabo para a fase, esse pode ser preto, vermelho, amarelo, branco ou de qualquer outra cor exceto azul e verde. A norma permite utilizar qualquer uma dessas cores, mas as mais usuais são preto ou vermelho.

LEIA TAMBÉM: CABO de TERRA: Qual COR usar?

No caso de um chuveiro de 220V serão dois cabos da mesma cor para as fases, podendo ser qualquer uma das cores mencionadas anteriormente. Os cabos podem ser conectados utilizando um conector de porcelana. Outros conetores próprios para chuveiros que existem no mercado também podem ser utilizados, ou até mesmo a emenda. Caso opte pela emenda, lembre-se de que ela deve ser muito bem-feita para garantir que não haja aquecimento.

Passo a Passo

Depois de ter desligado o disjuntor, o segundo passo é desencapar a ponta dos cabos. Você pode utilizar um alicate de desencapar, um alicate universal ou até mesmo um alicate de corte. Quando for ligar o conector de porcelana tenha bastante atenção para não segurar o conector de forma imprudente e deixar a chave de fenda escapar e acabar provocando um acidente. Para todas as formas é sempre bom utilizar luvas. Utilize uma superfície de parede como apoio para garantir que apertará bem os parafusos. Em seguida faça a conexão do cabo de fase na esquerda do conector. O cabo terra deve ser conectado no meio e o cabo neutro conecta-se a direita.

Sempre bom lembrar que se for uma ligação de 220V, ao invés de um cabo neutro você terá um cabo de fase e aí serão duas fases. A forma de ligar será a mesma. Importante lembrar que a norma regulamentadora não permite estanhar as pontas dos cabos, logo se quiser usar um conector na ponta do cabo tudo bem, mas não pode usar estanho na ponta do cabo. Agora é fazer a ligação dos cabos na parte de baixo dos cabos do chuveiro. Repetindo o mesmo processo de desencapar os cabos.

O cabo branco é o cabo de fase e o cabo azul é o cabo neutro. Tendo em vista que os cabos estão bem conectados, antes de ligar a torneira pela primeira vez, deve-se manter a chave do chuveiro na temperatura frio, na qual é a posição de desligamento do chuveiro e só depois ligar a água para encher o reservatório do diafragma. Normalmente os chuveiros apresentam três fases de temperatura aquecida e o zero que é a temperatura fria. Se você ligar o chuveiro sem água a resistência corre um grande risco de queimar, então é sempre bom verificar antes.

Espero que tenham gostado das dicas de hoje. Até a próxima!

Tags: | |

PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07