Como agir de forma PROFISSIONAL e SEGURA na INTERNET?

Atualmente a palavra “internet” está tão dissipada quanto o oxigênio em nossa atmosfera. Tudo e todos estão indiretamente interligados a todo tempo, fatores como a localização e idioma, deixaram de ser impedimentos para o surgimento das relações sociais. A internet se tornou uma das maiores ferramentas para trabalho que possuímos. Apenas com um clique é possível se obter informações que levariam dias para serem coletadas manualmente. A princípio a mesma foi desenvolvida apenas como uma ferramenta profissional, que com o advento da globalização proporcionou um crescimento em massa das linhas de produção.

Era da Globalização

Com o passar dos anos, a internet passou a assumir um papel social na comunidade, onde passou a ser utilizada como principal fonte de interação social do mundo. Pessoas de países diferentes começaram a se comunicar e o mercado de e-commerce começo a ganhar mais espaço, facilitando assim algumas atividades. Mas como tudo na vida, essa expansão desordenada e contínua também teve seu lado ruim. Diferentemente das relações pessoais presenciais, as relações virtuais não exigem que a pessoa se identifique ou passe informações fidedignas a seu respeito. Aos poucos, toda essa rede foi alterando o modo do qual as pessoas viviam e se comunicavam, abrindo portas para um lado desconhecido das relações interpessoais. Pessoas mal-intencionadas passaram a utilizar dessa ferramenta para conseguir informações sobre determinadas pessoas e usar isto de maneira imprópria ou até mesmo ilegal. Todos nós estamos expostos a todo momento a esse tipo de prática, por isso é de suma importância que tomemos cuidado com o que publicamos, principalmente para as pessoas que trabalham com esse veículo de comunicação.

Cuidados com o Mundo Virtual

Ter a oportunidade de divulgar seu trabalho para diversas pessoas, em diversos países é uma conquista e tanto. Além de ajudar na parte de marketing, você consegue passar sua experiência para outras pessoas, que certamente aplicaram aquilo de alguma forma em suas vidas. Mas, existem alguns cuidados que devem ser tomados, para que isso não se torne uma prática prejudicial. Um deles é pedir autorização aos terceiros, pessoas das quais não costumam aparecer nos vídeos, seja um amigo ou cliente. Tente não agir de forma intrusa, postando algo pessoal da pessoa, sem que ela saiba ou autorize. Quem utiliza a internet como um meio de divulgação profissional, é sempre bom evitar passar informações muito específicas como, seus horários de rotina e trajetos. Muitos aplicativos fornecem a opção de compartilhamento de sua localização, tornando bem mais fácil encontrar uma pessoa ou um lugar.

LEIA TAMBÉM: 5 Dicas Infalíveis para se Tornar Um Eletricista Profissional Independente e Certificado

Por outro lado, esse benefício pode se tornar um grande risco para sua vida, se não for controlada a questão de acesso a esses dados. Por isso, um dos primeiros passos que deve ser fazer após o download de um aplicativo, é configurar corretamente o mesmo, de forma que informações desse tipo não fiquem públicas.

Links e Propagandas

Outro ponto importante a ser abordado, é a questão dos links estranhos com aquelas promoções ou promessas de emprego, que são enviados diariamente em forma de corrente nas redes sociais. Sempre fique atento a eles, pois alguns são programados para pegar seus dados pessoais, alguns até pedem senhas para acessar. Além de furtarem seus dados, ainda liberam um vírus em seu aparelho, de forma que danifique seu sistema operacional. Algumas pessoas chegam a se assustar quando descobrem a proporção de riscos que é utilizar a internet de maneira inadequada. Mas, todos os alertas aqui citados não têm como objetivo te afastar dessa ferramenta. Pelo contrário, queremos que utilize a internet de forma consciente e segura, dessa maneira ninguém precisa se privar de nada. Espero que tenham gostado das dicas compartilhadas.

Até a próxima!