Junte-se a minha lista VIP e receba atualizações e aulas imperdíveis

Entre agora mesmo para o nosso Grupo do WhatsApp e fique por dentro.

Disjuntor em QDC é obrigatório?

Disjuntor em QDC é obrigatório?

Quando o assunto é disjuntor muitas pessoas se perguntam se existe alguma norma ou se pode substituir um modelo por outro. Ultimamente, tem havido alguns questionamentos sobre a suposta obrigatoriedade em utilizar o disjuntor no QDC (Quadro de Distribuição de Circuitos). A melhor forma de sanar essa dúvida é analisando a norma NBR5410.

Em alguns pontos da norma citada acima, são mencionadas três tipos de proteção obrigatórias para residências, com a finalidade de proteger contra choques elétricos, curto circuito e corrente de sobrecarga. Existe dispositivos chamados DR, eles são responsáveis por proteger o sistema contra todo e qualquer choque elétrico detectado. Os disjuntores termomagnéticos protegem contra a corrente de sobrecarga e a corrente de curto circuito. Em algumas disposições do NR falam sobre os seguintes assuntos.

  1. 331– Nomeia alguns dispositivos capazes de promover simultaneamente proteção contra correntes de sobrecarga e contra correntes de curto circuito.
  2. 332– Trata dos dispositivos que promovem proteção apenas contra correntes de sobrecarga.
  3. 533– Trata dos dispositivos capazes de fornecer apenas proteção contra corrente de curto circuito.

De maneira geral a NR respalda a importância da utilização de dispositivos que assegurem a segurança contra sobrecarga em qualquer ponto passível de uma mudança e que configure em uma redução do valor da capacidade de condução da corrente elétrica dos condutores. Quando se utiliza o termo “mudança” entende-se por ligação em barramento, mudança de bitola de cabo e entre outros modos.

Corrente de Curto Circuito

Quando se trata de uma corrente de curto circuito, o único momento em que é possível a dispensa do disjuntor geral no QDC, que exerceria o papel de proteger contra a corrente de sobrecarga e a corrente de curto circuito seria o disjuntor do medidor, possuindo assim as duas proteções, térmica e magnética. E ainda assim atender ao mesmo tempo a uma distância máxima de três metros entre o medidor e QDS, como possui explicado no item 53 da NR citada acima.

Portanto, os QDC’s precisam possuir um disjuntor geral e o dispositivo DR, para garantir as três condições previstas para assegurar a proteção, com a única exceção, se o disjuntor a montante (no caso o disjuntor do medidor) possuir as duas proteções, proteção térmica e magnética e estando a menos de três metros do QDC.

A grande maioria dos profissionais se questionam bastante a respeito desse tema, mas é quase que unânime ao dizer que todos os QDC’s devem possuir um disjuntor geral, pois dessa forma a segurança será 100% garantida. Bem, espero que tenham gostado das dicas de hoje. Até a próxima!

Tags: | |

Junte-se a minha lista VIP e receba atualizações e aulas imperdíveis

Entre agora mesmo para o nosso Grupo do WhatsApp e fique por dentro.