PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07

CHUVEIRO dando CHOQUE: Por que? ?⚡

CHUVEIRO dando CHOQUE: Por que? ?⚡

Poucas pessoas sabem que o chuveiro elétrico da forma como conhecemos foi uma invenção brasileira e poucos países utilizam esse sistema de chuveiro elétrico. Um dos principais motivos é o clima e o sistema de geração e distribuição elétrica.

Em outros países é comum você ouvir as pessoas chamando este equipamento de grelha elétrica ou chuveiro suicida, mas no Brasil utiliza-se bastante o chuveiro elétrico até mesmo fora dos períodos de calor intenso.

Se a resistência do chuveiro está em contato com água, porque não tomamos choques elétricos durante o banho?

Um choque elétrico se dá quando há circulação de corrente elétrica pelo organismo, ou seja, para que ocorra um choque durante o banho a corrente elétrica precisa entrar e sair do corpo, e para que tal ação ocorra deve haver uma diferença de potencial entre o chão e a água que está em contato com o corpo. Em um chuveiro elétrico essa diferença de potencial se localiza entre o cabo fase e o cabo neutro, a parte de contato do chuveiro fica em um compartimento separado, o mesmo não possui contato com a água e é onde os cabos estão conectados. Mais abaixo localiza-se a resistência com a água. Sabe-se que a água não pode entrar em contato com os cabos, ela somente entra em contato com a resistência.

A curto e grosso modo, a água quente proveniente do chuveiro elétrico é resultado de um curto controlado. A energia desse curto gera o calor necessário na resistência para aquecer a água. Estando tudo correto com seu chuveiro não haverá diferença de potencial na água. A própria resistência em si é fabricada para possuir uma resistividade menor que a água, fazendo assim com que a quantidade de corrente que possa escapar para a água tenha uma intensidade bem pequena a ponto de não oferecer riscos ao usuário. Quando mais a água estiver distante da resistência, menor será a possibilidade de que a corrente se disperse pela mesma.

Porque em algumas situações tomamos choque na torneira que liga o chuveiro?

Quem nunca sentiu um pequeno choque ou formigamento ao tocar no registro?! Isso acontece justamente porque existe uma diferença de potencial entre o registro metálico e o chão. Quando a pessoa está tomando banho e está descalça, ela pode sentir este choque se estiver com a resistência do corpo muito baixa. Mas não isso não apresenta nenhum risco, esta corrente possui uma intensidade baixa. Em locais com grande concentração de água salina ou que tenha presença de metais na composição, o desconforto pode ser maior.

Caso queira ter certeza se há ou não fuga de corrente elétrica, é recomendável utilizar dispositivos DR, principalmente em chuveiro de qualidade inferior ou antigo que não possui resistência blindada. Nesse caso o DR fica desarmando e a solução para o DR desarmando em circuito de chuveiro é bem simples, basta utilizar um resistência blindada.

Espero que tenham gostado das dicas compartilhadas aqui. Até a próxima!

Tags: | |

PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07