PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07

Proteção de CIRCUITOS contra CHOQUE MECÂNICO ?

Proteção de CIRCUITOS contra CHOQUE MECÂNICO ?

Hoje é dia de falarmos sobre Circuitos Elétricos e como protegê-los contra choques mecânicos. Uma das melhores formas de fazer isso é utilizando resinas, elas possuem a função de proteger o circuito contra ameaças, como choques mecânicos, umidade, vibração e contaminantes que podem vim a prejudicar o funcionamento ou a durabilidade dos componentes.

Existem componentes elétricos e eletrônicos que possuem um alto grau de sensibilidade e qualquer contato mais ríspido pode causar danos em seu funcionamento. Normalmente, esses componentes e os circuitos ficam alocados na parte interna dos eletrônicos, envoltos por um corpo plástico ou metálico.

Mas, nem sempre somente esse tipo de proteção é 100% segura, pois ainda possui o risco de correr uma infiltração de elementos líquidos, danificando, assim, os componentes. É nesse exato momento que entra a resina, pois ela é utilizada também com a finalidade de proteger contra os possíveis impactos entre partículas sólidas. Possuem diversas texturas de resinas, existem aquelas macias como uma pluma e com consistência gelatinosa, mas ao mesmo tempo existem aquelas duras como uma pedra. A escolha do tipo vai variar de acordo com a necessidade e preferência do cliente.

Tipos de Resinas

No mercado existem três tipos de resinas utilizadas com essa finalidade de encapsulamento são elas:

Epóxi

Esse tipo de resina possui alta resistência as temperaturas extremas de aquecimento e resfriamento. Possuem uma consistência mais dura e oferecem melhor aderência à superfície dos circuitos e componentes. Ela é fácil de aplicar e possui uma proteção elevada contra umidade e produtos de origem química.

Poliuretano

As resinas a base de poliuretano possuem alto grau de flexibilidade em qualquer temperatura. Fazendo com que sua aplicação nos materiais em questão seja mais simples. Elas também possuem um nível alto de resistência à abrasão.

Silicone

São utilizadas em sistemas eletrônicos para a realização de vedação, revestimento e encapsulamento dos componentes. Proporcionando assim uma maior confiabilidade na utilização dos equipamentos. Esse tipo de resida faz com que os dispositivos possam operar em qualquer variação de temperatura e oferecem alta flexibilidade.

Conforme vimos, existem resinas de todos os tipos e gostos, que suprem a necessidade de proteção de todo o sistema eletrônico. Mas, vale a pena ressaltar a importância de se observar o entorno do local de aplicação, se há alguma substância que possa causar corrosão ou algo do tipo, tendo em vista que a superfície na qual será aplicada a resina deve estar totalmente limpa, antes de realizar todo o procedimento.

Passos para a Aplicação

Outro aspecto importante também é a forma da qual o material será aplicado. Do que adianta ter uma boa câmera se você não sabe tirar fotos? A aplicação da resina segue essa mesma linha de pensamento, por isso é de suma importância fazer uma distribuição adequada do produto, para que todos os componentes fiquem de fato protegidos.

A escolha do tipo de resina vai variar com a sua necessidade no momento. Mas, recomendo utilizar a resina Shimtek, ela tem a finalidade de proteger os circuitos contra impactos mecânicos. Ela possui um tempo de cura (secagem) de aproximadamente 72 horas. Após a secagem completa da resina é possível reparar o seu grau de proteção. Esta resina também possui uma alta escala de dureza, fazendo com que sua propriedade intelectual seja também protegida. Aliás, ninguém quer que seus circuitos sejam copiados por outra empresa.

Acreditamos que agora podemos compreender melhor, do porquê a maioria das empresas utilizam materiais como a resina para manter a integridade física e intelectual dos seus circuitos.

Esperamos que tenha ajudado de alguma forma e até a próxima!

Tags: | | |

PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07