PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07

Relés! O que são e como funcionam!

Relés! O que são e como funcionam!

Relé se trata de de um componente eletromecânico, ou seja, possui uma parte mecânica e outra móvel e outra parte a ser acionada através de um impulso elétrico, através de um impulso eletromagnético.

Sistema Interno

Os relés que não apresentam uma parte mecânica, são os relés de estado sólido. Nesse caso o eletromecânico. A principal parte é a bobina de cobre que fica em volta de um núcleo de ferrite, fazendo com que se forme uma tensão nesta bobina. O núcleo irá puxar uma parte de induzido, essa peça não é móvel. Portanto, no momento que a bobina for acionada o induzido irá descer e encostar no núcleo, empurrando ao mesmo tempo o contato A e fechando o contato B. Logo em seguida o contato A e o B vão se fechar e se terá o contato que era normalmente aberto e agora estará fechado, formando-se assim o princípio do Relé.

Funcionamento

Existem diversas de funcionamento, onde o núcleo puxa o contato A para encostar no contato B, logo terá diversas formas de um relé ser construído. Essa é apenas uma das formas, possui também o contato da bobina com o contato A1 e A2, essa é a forma mais comum. Os relés possuem vários formatos e tamanhos, sua simbologia tem a parte espiralada que parece com o primário do transformador e a barra que indica o núcleo de ferrite.

Finalidades

Muitas pessoas se questionam do porquê da existência de formatos e tamanhos diferentes de reles. A verdade é que cada um possui uma finalidade em específico, então depende muito da sua utilização. Apesar dessas diferenças todos apresentam funções parecidas, que é ter um contato que será utilizado ou no comando ou para acionar algum circuito.

O relé é basicamente uma bobina com um contato, ou seja, são partes eletrônicas que farão o acionamento desse relé. Por exemplo, o relé falta de fase ele vai ter um circuito eletrônico com vários componentes que vão identificar a falta de fase ou um relé que por exemplo seja um relé fotoelétrico que vai identificar presença ou não de luz, eu vou ter um circuito eletrônico que vai fazer acionar esse relé pequeno que está lá dentro do corpo daquele relé.

Portanto, existem vários tipos de relé de presença, relé de fase, relé de inversão de fase, de falta de fase, etc. O que vai diferenciar um do outro será seu modo de utilização e finalidade. Caso tenha ficado alguma dúvida com relação a escolha e utilização desse dispositivo, é sempre bom que conte com a ajuda de um profissional. Espero que tenham gostado das dicas de hoje. Até a próxima!

Tags:

PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07