PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07

220V FASE FASE ou FASE NEUTRO? Qual a diferença?

220V FASE FASE ou FASE NEUTRO? Qual a diferença?

Olá Pessoal! Sejam bem-vindos ao Mundo Da Elétrica. No vídeo de hoje eu vou falar para vocês sobre 220V fase fase e 220V fase neutro.

Existe diferença entre tesão 220V fase fase e 220V fase neutro?

Vamos lá pessoal! Eu recebi algumas mensagens e questionamentos e principalmente por e-mail. Um desses e-mails, foi uma pergunta do Robson. Ele me perguntou se o mesmo aparelho que funciona em uma tensão de 220V, se ele pode ser ligado em 220V fase fase. Ele indagou também se o aparelho pode ser ligado em 220V fase neutro e se isso interfere ou atrapalha o funcionamento desse aparelho.

Mas e aí, pode ou não pode?

E a resposta que dei foi: Funciona e não tem nenhum problema você ligar um aparelho que precise de uma tensão de 220V para funcionar, seja ela ligada em fase fase ou seja ela ligada em fase neutro.

O importante é que, a diferença de potencial elétrico é de 220V, independente se a fonte são duas fases ou se a fonte é uma fase e neutro.

Por que que a gente tem essa diferença entre fase e fase e fase neutro?

Eu já falei para vocês aqui no site sobre tensão de fase e tensão de linha. Abaixo, vocês podem ver uma imagem que mostra dois sistemas de ligação. O sistema 380/220V e o sistema 220/127V.

Esquema de sistema 380V-220V

Ambos os sistemas de ligação tem a tensão 220V, a diferença de potencial é 220V. Só que um é uma tensão de linha e uma tensão de fase. No caso do sistema 380/220V, o 220V é a tensão de fase. Entre fase e neutro entre fase e fase eu tenho uma tensão de 380V.

Já no caso do 220/127V, o 220V ele é a tensão de linha, ou seja, entre fase e fase e entre fase e neutro eu tenho 127V. Isso tem a ver com a questão da geração, como foi gerada a tensão o sistema de distribuição, como foi transformado para chegar na cidade onde você está.

Mas no Brasil tem estes dois sistemas de ligação e existem outros sistemas de ligação que tem outras tensões. Mas ambos os sistemas de ligação têm 220V. Porém, um com tensão de linha e outra tensão de fase. Mas qualquer equipamento que precise de uma tensão de 220V para funcionar, ele vai funcionar tanto com a tensão de linha sendo 220V quanto a tensão de fase sendo 220V. O importante é a diferença de potencial.

Então, esse artigo responde à pergunta do Robson. Se tiver ficado alguma dúvida deixe aqui embaixo nos comentários que iremos responder. Se é a primeira vez que está em nosso site, não deixe de se inscrever para receber todas as nossas atualizações.

Tags: | | |

PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07