PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07

DISJUNTOR para CHUVEIRO, qual ESCOLHER? ⚡

DISJUNTOR para CHUVEIRO, qual ESCOLHER? ⚡

Hoje o tema será desenvolvido em torno de uma pergunta feita por algumas pessoas:

Pode-se colocar um disjuntor de 32A em um chuveiro de 5500W, onde o fabricante recomenda utilizar um disjuntor de 30A?

Quando se trata de correntes dos equipamentos além da potência, é preciso saber qual é a tensão do mesmo. Se um chuveiro apresenta uma potência de 5500W em 127V tem uma corrente de 43A e o mesmo chuveiro em uma tensão de 220V tem corrente de 25A. Na pergunta recomenda-se um disjuntor de 30A, entende-se que a tensão é de 220V. Fazendo os cálculos, um disjuntor de 25A estaria precisamente na corrente nominal do chuveiro e qualquer variação de tensão na rede, faria a corrente se elevar um pouco e ficaria desarmando o disjuntor. Devido a isso o fabricante recomenda um disjuntor de 30A, pois teria 5A de tolerância.

Resistência do Chuveiro

Deve-se atentar também para a tolerância da resistência do chuveiro, além dos cabos e conexões que também podem fazer com que a resistência do circuito varie. Quando é colocado um disjuntor de 32A teremos 7A a mais do que os 25A calculados o que da um percentual maior do que o disjuntor de 30A que já tem um percentual de tolerância de 16%. No geral, o de 30A estará com uma tolerância calculada e permitida. Já o de 32A tem uma aumento considerável. Dimensionar o disjuntor para muito mais sem considerar uma tolerância máxima pode acabar desprotegendo o circuito por sobrecorrente. A recomendação é que se use este disjuntor de 32A somente quando não houver nenhum fabricante que disponibilize o disjuntor de 30A.

Bom lembrar que o chuveiro se trata de uma carga resistiva e este disjuntor deve ser de curva B. Espero que tenham gostado das dicas de hoje. Até a próxima!

Tags: | |

PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07