PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07

CELULAR carregando pode EXPLODIR???

CELULAR carregando pode EXPLODIR???

Cada dia que passa se torna mais comum ouvir esta frase “não fique perto do celular enquanto ele está carregando, pode explodir” e vê em algumas reportagens sobre explosões e incêndios que envolvam celulares. Existem diversas histórias sobre celulares explodindo enquanto carregam ou até mesmo quando estão no bolso ou mochila, e isso acaba criando um receio nas pessoas. De fato, a bateria de um celular por explodir e os danos podem ser consideráveis, levando em consideração que a bateria dos celulares é composta principalmente de Lítio que, em termos eletroquímicos é muito bom, pois é possível armazenar uma quantidade significativa de energia dentro de um espaço pequeno.

Fator explosivo

A grande questão é que o elemento Lítio não possui uma estabilidade ideal. Uma bateria comum possui uma placa positiva e outra negativa, que são separadas por um sistema isolante e um eletrólito, líquido responsável pela condução das cargas elétricas, além de manter estável o interior da bateria. O eletrólito das baterias deve ser mantido sobre pressão e temperatura bem controlada, pois dentro da bateria possui um circuito eletrônico que controla e mantem a temperatura da bateria estável. Qualquer que seja o evento que faça com que esta estabilidade seja comprometida, seja um impacto ou um dano nesse circuito, faz com que se inicie uma reação química exotérmica, onde é liberado uma grande quantidade de calor e energia, podendo contribuir para a combustão da bateria.

Grande maioria das baterias precisam passar por etapas rigorosas de testes para comprovar sua qualidade. Verifica-se se, durante a fabricação da mesma, alguma impureza se misturou ao material de suas placas internas. Se isso acontece, poderia causar um curto circuito interno dela, elevando, assim, a temperatura da mesma e, consequentemente, resultando em uma reação como a do eletrólito, podendo causar uma explosão.

Cuidados a serem tomados

É de suma importância que, ao adquirir um aparelho eletrônico, o mesmo seja legalizado, pois as baterias de celulares piratas são um grande perigo, pois nesses aparelhos e baterias não é realizado o controle de qualidade de maneira adequada, possuindo assim uma procedência incerta de fabricação. Portanto, caso queira evitar que situações como essas mencionados ocorra, se faz necessário tomar alguns cuidados como:

  • Não compre aparelhos, baterias e carregadores piratas, pois podem danificar o circuito de proteção da bateria;
  • Não deixe o aparelho celular exposto por muito tempo ao sol ou em locais fechados com altas temperaturas, pois podem causar o aumento da temperatura da bateria;
  • Evite utilizar celulares que não possuem proteção contra água em lugares úmidos, pois pode ocorrer a oxidação dos componentes internos do celular;
  • Evite deixar o celular carregando na tomada no período da noite ou depois que a bateria esteja totalmente carregada.

Espero que tenham gostado das dicas de hoje. Até a próxima!

Tags:

PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07