PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07

Como Instalar Campainha

Como Instalar Campainha

Alguma vez você já parou pra pensar em como funciona o mecanismo de uma campainha? É bem mais simples do que parece. A primeira coisa que notamos de diferente no sistema de uma campainha é seu interruptor, quando pressionado emite um barulho e quando solto, para imediatamente de emitir o mesmo. Isso acontece porque existe uma mola acoplada no interruptor das campainhas, isso faz com que a energia seja poupada e os ouvidos também. Ninguém merece ouvir aquele som incessantemente. Seguindo a mesma lógica desse mecanismo têm-se a lâmpada, a diferença que a campainha não recebe carga elétrica a todo momento.

Passo a Passo

Primeiramente deve-se fixar a “cigarra”, dispositivo responsável pela emissão do barulho da campainha e logo em seguida colocar um conector. Agora, o primeiro cabo deve se conectar a ligação, esse será o cabo responsável pela alimentação da entrada da campainha até o disjuntor. Então, deve-se conectar o cabo na entrada do disjuntor e logo depois conectar um cabo da saída do seu disjuntor até o interruptor da campainha.

Com o interruptor da campainha preparado, deve se ligar a fase, mas não fará muita diferença com relação a resposta, pois a campainha sempre funcionará em uma posição. Logo, o cabo de retorno será o próximo a ser fixado.

Esse cabo é o responsável por fazer a ligação do interruptor da campainha até a campainha efetivamente, levando a corrente elétrica até ela. É importante fixar este cabo antes de fixar o corpo da campainha.

Por último, mas não menos importante, deve-se fazer a ligação do cabo neutro. Um cabo que passa pela fonte de alimentação como neutro até a campainha. Fazendo essa ligação dele no conector da campainha, é alinhar os cabos de maneira organizada e sua campainha estará pronta.

Curiosidade Sobre o Funcionamento

Ao apertar o interruptor de uma campainha, o circuito se torna fechado e é liberada uma corrente elétrica em seu interior. Feito isso, um eletroímã é carregado gerando assim um campo magnético, atraindo o badalo. A partir do momento que o badalo é atraído pelo eletroímã, acontece o seu choque com o gongo, provocando assim o barulho da campainha. Depois que o interruptor deixa de ser pressionado, a corrente elétrica estabelecida dentro do sistema é cessada e todo o sistema volta ao normal. Toda vez que o botão é apertado, todo o processo volta a se repetir.

Veja aqui outros vídeos:

[sspostsincat category=”Mundo da Eletricidade”]

Tags:

PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07