PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07

Por que o FIO do CHUVEIRO DERRETE? ?

Por que o FIO do CHUVEIRO DERRETE? ?

Muitas pessoas não sabem, mas o chuveiro é o equipamento doméstico que possui maior potência e se sabe que quanto maior a potência de um equipamento, maior será as chances de aquecimento nos circuitos e condutores.

Principais Causas

Um dos principais motivos sempre será o calor, sempre haverá um aquecimento maior nos pontos de conexão, seja ele na emenda ou no conector. Isso ocorre porque nem a emenda nem o conector conseguem substituir as propriedades mecânicas e elétricas de um cabo onde não tinha sido feita emendas. No caso da emenda ser bem-feita ou um conector ser usado de forma correta, o aquecimento que pode vim a ocorrer será suportado pelos cabos e pela isolação, mas se não for feito um bom trabalho, o aquecimento será excessivo e nesse caso ocorrerá o derretimento do cabo do chuveiro. Por isso é importante garantir que os parafusos estejam bem apertados no conector.

Caso contrário o aperto inadequado dos cabos poderá provocar um faiscamento e carbonização dos cabos criando um efeito cascata, que aumenta de forma gradativa de acordo com o aumento da temperatura da conexão. Nesse caso os cabos ficam verdes ao invés de rosa cobre, isso acontece por causa do zinabro (oxidação do cobre), o que acaba aumentando a resistência do condutor e reduz a capacidade de condução de correntes dos cabos.

Outro motivo está ligado ao circuito do chuveiro, ele deve ser completamente separado dos demais circuitos da instalação, a utilização de um circuito comum entre o chuveiro e outros chuveiros pode aumentar ainda mais a circulação de corrente e consequentemente a temperatura aumentará também, podendo assim levar a sobrecarga dos condutores e ao derretimento dos cabos.

O terceiro motivo e mais comuns é devido ao mal dimensionamento. Quando um cabo está mal dimensionado com toda certeza haverá aquecimento neste cabo, pois terá fios demais para a instalação e onde se nota o aumento da temperatura é exatamente no ponto de conexão, na emenda ou no conector.

Mito

Algumas pessoas costumam falar “use um fio 10 que resolve o problema”, na maioria dos casos de subdimensionamento o cabo de 10mm2 resolve, mas para isso é preciso trocar todo o circuito e o cabo de instalação que vai do padrão para o QDC também deve ser maior ou igual a 10mm2. É bem comum ver um cabo de 6mm do padrão até o disjuntor da casa e deste disjuntor para o chuveiro ser usado um cabo de 10mm2. O que acabou ocasionando cedo ou tarde o aquecimento do cabo principal.

Bem, espero que tenham gostado das dicas de hoje. Até a próxima!

Tags: | |

PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07