PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07

CHUVEIRO com TERRA no NEUTRO pode? ?

CHUVEIRO com TERRA no NEUTRO pode? ?

Após a abordagem de temas relacionados ao chuveiro, surgiram algumas dúvidas relacionadas ao uso do aterramento do mesmo junto com o neutro. A norma NBR5410 possui um capítulo dedicado ao aterramento, apesar de que para muitos eletricistas esse assunto ainda é um pouco complexo. Existem diversos tipos de aterramento e a escolha do tipo de aterramento conduz o eletricista para as medidas que devem ser tomadas para que seja garantida a proteção das pessoas envolvidas.

A grande maioria das concessionárias exigem que o neutro seja aterrado na entrada da instalação. A lógica de aterrar o chuveiro utilizando o neutro vem do mesmo ser aterrado pela concessionária. Diversos eletricistas entendem que é a mesma coisa. Realizar o aterramento do chuveiro diretamente do cabo de neutro do próprio circuito, caracteriza o uso de um sistema de aterramento TNC. Mas esse sistema é proibido para circuitos com cabos inferiores a 10mm2 assim como para circuitos de equipamentos portáteis. De acordo com a norma não se deve utilizar este tipo de aterramento para chuveiros, podendo causar um risco maior de perda do neutro da instalação e nesse caso o cabo fase perde a referência de neutro.

Levando em consideração que o cabo terra está dentro do chuveiro em contato com a água, essa passa a ficar com potencial direto e as pessoas que tomarem banho podem sofrer um choque elétrico. Vale ressaltar que a resistência nada mais é do que um curto controlado entre fase e neutro, com o neutro rompido, quando o chuveiro for ligado toda massa de equipamento ligada ao sistema de aterramento ficará energizada. A maneira certa de fazer é o cabo de aterramento vir do barramento de terra do quadro até o chuveiro. Todo circuito deve conter seu cabo de aterramento independente partindo do mesmo barramento de terra.

Espero que tenham gostado das dicas de hoje. Até a próxima!

Tags: | |

PARTICIPE DA SEMANA DO ELETRICISTA PROGRAMADOR

Nessa semana você vai aprender em 3 passos como Programar CLP! De 13 a 17/07